NOTÍCIA

OAB Niterói promove palestra híbrida para abordar “O reconhecimento fotográfico e a reparação”

A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, realizou no dia 19 de agosto palestra híbrida sobre o tema “O reconhecimento fotográfico e a reparação”.  O evento aconteceu no auditório da entidade, com transmissão ao vivo pela página da OAB Niterói no Facebook e integrou a “Semana da Advocacia”.

A coordenação foi da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, presidida por Luiz Henrique de Oliveira Júnior, que atuou como mediador. A abertura foi realizada por Matilde Slaibi Conti, procuradora da OAB Niterói, e o cerimonial por Júnior Rodrigues, diretor geral da ESA Niterói. Participação também de Andrea Kraemer, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania. 

Os expositores foram: José Muiños Piñeiro Filho, desembargador do TJ/RJ; Nagib Slaibi Filho, desembargador do TJ/RJ; Nilson Bruno Filho, defensor público; Elisa Costa de Oliveira, defensora pública; Mônica Alexandre Santos, secretária adjunta da OAB/RJ; Flávia Pinto Ribeiro Magalhães, presidente da OAB Mulher/RJ; Edmée da Conceição Ribeiro Cardoso, diretora-secretária de Diversidade e Representação Racial do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Walter Aranha Capanema, advogado e professor, participou da palestra de modo “online”.

“A relevância do tema e a necessidade de nos aperfeiçoarmos para melhor prestarmos serviço à sociedade nos obrigou a buscar conhecimento com os maiores especialistas do país. A palestra, que se confundiu com um seminário, ganhou proporção acadêmica de excelência. Aprendemos com todos os expositores, que trouxeram uma linguagem clara, técnica e atual. A luta antirracista e a reparação passam pela educação, conhecimento e conscientização”, declarou Luiz Henrique de Oliveira Júnior.

Houve parcerias das Comissões de Direito Penal e Processo Penal, Direitos Humanos e Cidadania, Igualdade Racial e ESA Niterói.

Estiveram presentes, ainda: Glória Ângelo, subsecretária de Igualdade Racial de Niterói (Supir); Fabrício Fernandes, presidente da União de Negros pela Igualdade (Unegro Niterói); Luciano Morais, membro da Comissão de Igualdade Racial da OAB Barra da Tijuca; José Agripino, conselheiro da OAB/RJ e membro do IAB.

Da OAB Niterói: Maria Célia Toro Fernandez e Walkíria Quintela, presidente e vice-presidente da Comissão Especial de Governança e Compliance, respectivamente; Denis Ribeiro dos Santos, presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas; Hebe Moreira, vice-presidente da Comissão dos Especiais Estaduais.

Fotos: Thiago Fantoni

A palestra pode ser assistida na íntegra na gravação constante na página do Facebook da OAB Niterói. 

#advogado #advocacia #oabrj#oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj