A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, elaborou uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Pessoa Idosa. Coordenado pela Comissão de Apoio à Terceira Idade, presidida por Waltair Costa de Oliveira, com Karin Ferreira Dias Rangel na vice-presidência, o evento acontece de 3 a 7 de outubro, com abordagens diversificadas, incluindo palestras abordando temas voltados para a pessoa idosa.
Com abertura de Pedro Gomes, o evento realizado no auditório da entidade no último 5 de outubro teve como convidada especial Ana Tereza Basilio, vice-presidente da Seccional RJ, que foi recebida antes no gabinete da presidência.
Presente ainda na mesa Fátima Henriette de Miranda e Silva, presidente da Comissão do Idoso da OAB/RJ, que falou sobre o trabalho desenvolvido pela Comissão. Ao seu lado, Waltair Costa e Karin Dias Rangel.
Os palestrantes foram: Nagib Slaibi Filho, desembargador do TJ/RJ, que abordou o tema “Estatuto do Idoso, texto, norma e valor”, e Erika da Rocha Figueiredo, promotora de Justiça do Ministério Público de Niterói, que abordou “A atuação do MP na proteção à pessoa idosa”.
“Saúdo as autoridades presentes, na ilustre pessoa do desembargador Nagib Slaibi Filho. É grande a satisfação de estar sentado à mesa ao lado dele. Muito obrigado por sua presença”, saudou Pedro Gomes, lembrando que Matilde Slaibi, irmã do desembargador, é conselheira e procuradora da OAB Niterói. Ele acrescentou:
“Cumprimento toda a advocacia, através de Ana Tereza Basilio, vice-presidente da Seccional RJ. E agradeço à Comissão de Apoio à Terceira Idade pelo trabalho que vem desenvolvendo durante esta Semana do Idoso. Tivemos um evento memorável na última segunda-feira, com a apresentação do Coral da Aspi-UFF. Parabéns, ao Dr. Waltair e toda a Comissão de Apoio à Terceira Idade pela elaboração deste evento pioneiro, principalmente por abordar temas tão interessantes, visando uma visão humanista para com o próximo.”
Ana Basilio agradeceu o convite e destacou o Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1° de outubro:
“Criada em 1991, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a data reforça os termos da Resolução 46, que objetiva sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com essa população. Atualmente, no Brasil, os idosos representam 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a 14 anos”, e acrescentou:
“No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), prevendo em seu art. 2º que, ao idoso, sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. No art. 3º, o Estatuto ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Com a conquista de longevidade pela população, a demanda por atenção e cuidados a essa faixa etária deve aumentar. Como comemorar o Dia Internacional do Idoso? Lembrando que a gente também vai chegar lá. Aprender a envelhecer faz parte da educação de todas as pessoas. Vamos comemorar com cuidados e atenções, respeito e gentileza, como todo idoso merece.”
Waltair Costa exaltou:
“Para estar aqui hoje, aos 70 anos, tive dois pais e ainda tenho uma mãe de 91 anos. Tive quatro avós, oito bisavós e 16 tataravós. Muitos de nós se esquecem dos seus idosos. Temos que promover uma Semana do Idoso, a duras penas, para que nos lembremos dos idosos. Hoje à tarde tivemos a oportunidade de visitar uma ILPI, que abriga diversos idosos. E a pergunta foi a seguinte: onde estão os parentes dessas pessoas, seus filhos e netos? Me perguntei: será que meu destino também será em uma ILPI? Estamos fazendo essa e várias outras perguntas durante os eventos que promovemos nesta Semana do Idoso. Esperamos que, até sexta-feira, tenhamos uma pequena luz ao fim do túnel”, e encerrou, agradecendo a presença de todos.
Estiveram também presentes: Paulo Roberto Grossi, diretor da Diretoria de Valorização da Advocacia da Seccional RJ e presidente da Comissão de Celeridade Processual do Conselho Federal da OAB Nacional; Matilde Slaibi Conti, conselheira e procuradora da OAB Niterói; Maria José Gomes, conselheira, procuradora geral e presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB Niterói; Cecília Medeiros, presidente do COMDDEPI; Ronaldo Vinhosa Nunes, procurador da OAB Niterói; Alessandra de Jesus Siqueira Neves e Alexsandra dos Santos Alves Esteves dos Anjos, representantes do Movimento Apadrinhamento Socioafetivo da Pessoa Idosa, e Maria Auxiliadora Espíndola, vice-presidente da Comissão Artística e Cultural.
@anaterezapbasilio
Fotos: @ulissesfranceschiphoto /Vagner Ferreira
A programação completa pode ser conferida na gravação veiculada na página do Facebook da OAB Niterói.
#advogado #advocacia #oabrj#oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj