NOTÍCIA

Semana do Meio Ambiente da OAB Niterói promove palestra sobre “A questão urbana e o Centro da cidade de Niterói: sua tradição e o novo polo universitário”, com o secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade

A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, realiza até sábado, dia 11, a Semana do Meio Ambiente, coordenada pelo Departamento de Cultura e Eventos, dirigida por Fernando Dias.

Nesta terça-feira, dia 7, a programação teve como destaque a palestra sobre “A questão urbana e o Centro da cidade de Niterói: sua tradição e o novo polo universitário”, tendo como expositor Renato da Gama Barandier Júnior, secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade.

Realizado no auditório da entidade, o evento teve o cerimonial de André Rebêlo. Compuseram a mesa: Renato de Gama Barandier; Fernando Dias, diretor do Departamento de Cultura e Eventos; Rogério Rocco, presidente da Comissão de Direito Ambiental; André Rebêlo, conselheiro, presidente da Comissão do Desenvolvimento do Mar; Eduardo Costa, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero; Augusto César de Farias, arquiteto urbanista, conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RJ, representando o presidente Pablo Benetti; Patrícia Barros, subsecretária municipal de Projetos Habitacionais e Fundiários, e José Carlos Freire, subsecretário de Habitação.

Renato Barandier expôs o projeto de modernização e revitalização do Centro, marcando os 450 anos da cidade, que serão comemorados em 2023.

Segundo o secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, o “Centro 450” terá investimentos de cerca de R$ 400 milhões em obras que vão transformar a paisagem, infraestrutura, mobilidade e acessibilidade da região central de Niterói. As intervenções vão gerar 2.400 empregos diretos e 3.600 indiretos. Serão 10 quilômetros de vias reurbanizadas. A meta é que o Centro tenha mais 3 mil unidades habitacionais nos próximos três anos:

“O Centro é o principal ponto na cidade. Todos os moradores dependem, em alguma medida, do Centro de Niterói, é uma área de importância estratégica na Rede Metropolitana do Rio. O Leste Metropolitano, com 2 milhões de habitantes, depende do Centro de Niterói para acessar a cidade do Rio, pela ponte ou barcas. As intervenções, além de melhorarem e reordenarem o trânsito e os espaços públicos, também pretendem trazer investimentos.”

A programação da Semana do Meio Ambiente tem parceria das seguintes Comissões: Direito Ambiental, presidida por Rogério Rocco; Direito Médico e da Saúde, por Solange da Cunha Pacheco; OAB Vai à Escola, por Daniele Sant’ Anna; Esporte, Lazer, e Saúde, Leandro Rabello, e Fashion Law – Estudos em Direito da Moda, por Dilma Resende, além da Escola Superior de Advocacia (ESA) Niterói.

Abaixo, o link abordando a modernização e revitalização do Centro de Niterói, que marcarão os 450 anos da cidade, “Centro 450”:

http://www.niteroi.rj.gov.br/2022/02/17/prefeitura-vai-investir-r-400-milhoes-para-transformar-o-centro-de-niteroi/

#advogado #advocacia #oabrj#oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj