NOTÍCIA

OAB Niterói promove 2ª campanha em apoio às vítimas de violência doméstica

27 de outubro de 2020

A Comissão de Assistência às Vítimas de Violência Doméstica da OAB Niterói, presidida por Eliana Barboza, promove a segunda edição da campanha para arrecadação de doações de produtos e higiene pessoal e beleza para as mulheres vítimas de violência doméstica, que desta vez vai atender às Salas Lilás do IML de Niterói, no Barreto, e do 12º Batalhão de Polícia Militar. As duas instituições recebem mulheres e seus filhos em situação de violência, que são acolhidos e atendidos por uma equipe interdisciplinar.

As doações podem ser feitas de 1º a 27 de novembro, no andar térreo da sede da OAB Niterói, localizada na Av. Ernani do Amaral Peixoto, 507, Centro.

"A Comissão de Assistência às Vítimas de Violência Doméstica participa anualmente da construção de eventos da agenda da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), em comemoração à campanha "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres". Instituída internacionalmente e apoiada pela ONU, a campanha estimula a mobilização global por meio da realização de diversas ações voltadas à prevenção e erradicação da violência e à promoção do direito de mulheres e meninas viverem sem violência", explica Eliana Barboza, acrescentando:

"De acordo com o TJ/RJ, a violência contra as mulheres aumentou significativamente este ano em função da pandemia. Os números revelam que a Central Judiciária de Acolhimento da Mulher Vítima de Violência Doméstica (Cejuvida) atingiu recorde de atendimentos em 2020. Foram registrados 1.500 atendimentos de até julho. Já no ano passado inteiro foram 1.963. Do número total de mulheres atendidas de janeiro a julho, 26 foram encaminhadas aos abrigos".

Segundo Eliana Barboza, várias iniciativas têm sido adotadas no sentido de melhorar a qualidade de vida dessas vítimas, bem como para favorecer sua autoestima.

"Trata-se, portanto, de um projeto que visa não só angariar os produtos de higiene, mas também produtos para estimular a autoestima, que seriam os produtos de beleza".


A SALA LILÁS:

Espaço criado para prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência física e sexual.  O projeto foi idealizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Coem).

PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL:

Pasta e escova dental, desodorante, lenço umedecido, lenço de papel, sabonete, xampu, condicionador, hidratante corporal, absorvente íntimo, fralda descartável.

PRODUTOS DE BELEZA: 

Maquiagem em geral (batom, sombra, blush, etc.) esmalte, acetona, algodão, lixa de unha, prendedor de cabelo/grampo.

Descubra mais sobre OAB Niterói

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading