NOTÍCIA

OAB Niterói vacina contra a gripe no próximo dia 22 de junho. Ação contemplará advocacia, dependentes e agregados, além de estagiários de Direito

A campanha anual de Vacinação Contra a Gripe da Caarj, realizada em parceria com a OABRJ e o Instituto Butantan, estará na OAB Niterói no próximo dia 22 de junho. Além de advogados e advogadas, poderão ser vacinados gratuitamente dependentes e agregados, estagiários de Direito, funcionários e prestadores de serviço da OABRJ e da Caarj. A sede da OAB Niterói fica na Av. Ernani do Amaral Peixoto, 507/Térreo, Centro. A vacinação acontece das 10h às 16h. É necessário apresentar a carteira da Ordem ou funcional.


Segundo o presidente da Caarj, Ricardo Menezes, a intenção é aplicar a ação por todo o Estado: “Visitaremos todas as subseções nos próximos dois meses", conta ele, explicando que a campanha será realizada em duas "rodadas": "Seguiremos um mapa pelo Rio e, depois de completo, voltaremos do zero para contemplar advogados e advogadas que não puderam se vacinar contra a gripe na primeira oportunidade".


A demanda, frisa ele, se dá principalmente por conta do calendário de vacinação contra a Covid-19: é necessário respeitar um intervalo entre as duas vacinas de pelo menos 15 dias, conforme orientações das autoridades de Saúde.


“Estamos trabalhando firme em nossa gestão, para trazer ao advogado cada vez mais serviços. Agora, em parceria com a Caarj, estamos trazendo a vacinação contra a gripe neste momento tão importante”, exalta Claudio Vianna, presidente da OAB Niterói.


A vacina protege contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Por isso, segundo o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, é um instrumento importante também na luta contra a Covid-19:


"A OABRJ apoia a campanha e, este ano, principalmente, alerta ainda mais para sua importância. Muitos estão negligenciando a necessidade de vacinar contra a gripe, mas ela também pode gerar hospitalização e até óbito. Quanto mais pessoas estiverem protegidas, menos sobrecarga para o sistema de saúde em um momento como este.”


Dúvida:


Minha vacina contra a Covid-19 cairá perto do calendário da campanha da Caarj. O que fazer?


R: No caso de um possível conflito entre as datas da campanha da Caarj e da sua vez no Calendário de Vacinação contra a Covid-19, a assessoria médica da Caixa orienta que seja priorizada a vacina contra o Coronavírus. Independentemente do fabricante de ambas, da dose ou da ordem, essas duas imunizações não podem ser feitas em um intervalo menor a 15 dias.


“A Caarj segue a orientação das autoridades. O ideal é que a pessoa possa se vacinar primeiramente contra a Covid. E, depois, tenha ela tomado a primeira ou segunda dose deste imunizante, esperar 15 dias para a da gripe. Da mesma maneira, se a pessoa se vacinar contra a gripe, é necessário esperar os mesmos 15 dias para se vacinar contra a Covid. Por isso pretendemos passar duas vezes em todas as 63 subseções, para que os colegas fiquem tranquilos de que serão todos vacinados contra a gripe”, observa Ricardo Menezes, lembrando que a Caarj está seguindo os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias.