Após os ataques racistas que o jogador de futebol Vinicius Júnior sofreu no último domingo, dia 21, quando defendia o Real Madri contra o Valencia, pelo Campeonato Espanhol, onde o brasileiro atua, a OAB Niterói vem manifestar seu apoio às medidas tomadas pelo Conselho Federal da OAB, que aprovou por aclamação, na segunda-feira, moção de repúdio e um pedido de providência ao governo espanhol, além ter emitido uma nota de solidariedade ao atleta.
Os conselheiros federais também oficiarão o Ministério das Relações Internacionais para que o órgão atue no caso. Ressalte-se que o primeiro-ministro da Espanha Pedro Sánchez, emitiu nota em que rechaça o ocorrido:
“Tolerância zero para o racismo no futebol. O esporte é baseado nos valores de tolerância e respeito. O ódio e a xenofobia não devem ter lugar em nosso futebol e em nossa sociedade”.
O Real Madrid apresentou uma denúncia à Procuradoria espanhola contra crimes de ódio e discriminação para que os ataques sejam investigados e responsabilidades apuradas.
O presidente Lula manifestou solidariedade ao jogador e cobrou ações por parte de autoridades do futebol espanhol.
“É importante que a Fifa e a Liga espanhola tomem sérias providências, porque nós não podemos permitir que o fascismo e o racismo tomem conta dos estádios de futebol”, disse Lula.
O Ministério da Igualdade Racial afirmou, ainda no domingo, que iria notificar as autoridades espanholas e a Liga responsável pelo campeonato espanhol, após esses ataques racistas. E na segunda-feira foi emitido comunicado nesse sentido assinado de forma conjunta pelos ministérios de Relações Exteriores, Igualdade Racial, Esporte e Direitos Humanos e Cidadania.
Importante ressaltar que no dia 10 de maio, Brasil e Espanha assinaram um acordo bilateral para o combate ao racismo e à xenofobia.
#advogado #advocacia #oabrj#oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj
@dr.pedro_gomes