NOTÍCIA
A OAB Niterói, presidida por Claudio Vianna, através da Comissão de Assistência às Vítimas de Violência Doméstica, presidida por Eliana Barboza, vem a público repudiar o crime bárbaro que ocorreu nesta quarta-feira, dia 2 de junho, no Plaza Shopping. A entidade também se solidariza com a família de Vitórya Melissa Mota, de 22 anos, que trabalhava em uma loja do shopping e foi brutalmente esfaqueada por um homem identificado como Matheus dos Santos da Silva na presença de várias pessoas. Ele foi preso em flagrante. Segundo a polícia, eles eram colegas em um curso técnico de Enfermagem e a faca que ele usou para atacar a jovem foi comprada no shopping. Apesar de socorrida, a vítima não resistiu e já chegou à unidade hospitalar em óbito.
“Este ano, a Lei Maria da Penha (Lei 11340/2006) completará 15 anos e não há nada o que se comemorar. Faltam muitos investimentos em políticas públicas, pois o Brasil é o quinto país do mundo mais violento contra as mulheres”, declara Eliana Barboza, completando:
“A Lei Maria da Penha é uma importante conquista das brasileiras e foi criada para coibir a violência doméstica e familiar contra as mulheres, mas ainda requer aprimoramentos. É preciso considerar os indicadores que levam à situação de violência e que mantêm as mulheres em relações abusivas, entre eles, a estrutura patriarcal e machista que naturaliza as relações desiguais de gênero. Temos que assegurar boas políticas públicas, com prevenção, promoção e punição”.
A 76ª DP (Centro) está investigando os fatos e circunstâncias do crime, que serão melhor esclarecidos.(Assessoria de Imprensa da OAB Niterói, com dados coletados do portal G1)