NOTÍCIA

OAB Niterói realiza entrega de carteiras a novos advogados e estudantes de Direito

A OAB Niterói promoveu na segunda-feira, dia 16, mais uma solenidade de entrega de carteiras a novos advogados e estagiários de Direito. Realizada no auditório da entidade, a cerimônia foi conduzida pelo presidente Pedro Gomes e a presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, conselheira Alessandra Ribeiro Guimarães.

Compuseram a mesa, Vânia Bruno, vice-presidente da OAB Niterói; Júnior Rodrigues, Maria Auxiliadora Espíndola, diretor geral e diretora secretária da ESA Niterói, respectivamente; Vinícius Bernardini, delegado da Comissão de Direito Penal e Processo Penal, e Ester Almeida Santos, mãe representando as famílias dos novos advogados e estagiários. A nova advogada Larissa Reis Carvalho foi a oradora da turma.

A cerimônia teve como paraninfo Carlos Alberto Lima de Almeida, secretário geral da OAB Niterói, professor, pós-doutor em Direito, doutor e mestre em Política Social e em Educação.

Ao abrir a solenidade, Pedro Gomes falou aos novos advogados e estagiários:

“Parabéns pela conquista, de grande importância para a vida de vocês. Trata-se de uma enorme vitória. É necessário muito foco e determinação para ser aprovado no exame de Ordem. Sejam muito bem-vindos à nossa Casa do Advogado”.

Ele afirmou que esta denominação surgiu após a construção da sede atual da entidade, na qual os advogados de outras cidades do estado se hospedavam quando vinham à cidade para atuar.

“Espero que frequentem nossa instituição”, convidou, lembrando que a Escola Superior de Advocacia (ESA) oferece cursos gratuitos e pagos, com o objetivo de capacitar e atualizar os advogados para melhor atuarem.

A presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, destacou:

“Tenho grande satisfação de cumprimentar a todos. Diante do olhar de orgulho de tantos familiares e amigos presentes, não poderia deixar de enfatizar o quão honrada estou de conduzir esta solenidade. Tenho certeza que este será um dos dias que vocês lembrarão para sempre em suas vidas.”

Alessandra Guimarães disse ainda que “o ingresso nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil não é uma mera certificação ou autorização profissional, é a possibilidade de se integrar em uma história antiga de luta em prol dos valores da Justiça e da Democracias”, e concluiu:

“A partir de hoje, vocês serão pessoas que representarão a sociedade com ofício de defesa e pacificação. Terão a sabedoria de lidar com a escuta e representarão os valores sociais. Precisamos entender nosso papel no contexto social, mas sobretudo compreender que somos eternos aprendizes.”

Ao fazer uso da palavra, o paraninfo da turma, Carlos Alberto Lima de Almeida iniciou agradecendo a distinção do convite formulado pela Drª Alessandra Guimarães, presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, chamando a atenção para o simbolismo da solenidade no Auditório José Danir Siqueira do Nascimento, mesmo local em que recebeu a sua carteira de estagiário, a carteira provisória e a carteira definitiva de advogado, também destacando a importância de que o juramento fosse internalizado por cada um dos presentes, pois tinha a certeza que aquele momento solene ficaria guardado nas lembranças afetivas de cada um dos novos estagiários e advogados. Em seguida, trouxe à lembrança “O Advogado”, de Henri Robert, obra em que o autor mostra as contradições de como são vistos os advogados nas escadarias do palácio, alternando momentos em que o desempenho está em permanente tensão entre o ideal de justiça e o peso das contradições humanas. Carlos Alberto disse que cada um deveria escolher como desejaria ser lembrado pela sociedade por suas atitudes profissionais. Falando da sua vivência pessoal e do mandamento bíblico “Honrar pai e mãe”, recomendou a escolha do caminho, também bíblico, da “porta estreita”, com respeito à ética profissional, orientando todos a conhecerem os cursos oferecidos pela ESA, o trabalho da Comissão de Prerrogativas e das demais Comissões da OAB Niterói.

Ao encerrar a cerimônia, o presidente Pedro Gomes citou os serviços oferecidos pela OAB Niterói, convidando todos para conhecerem a sede:

“No prédio da 16ª Subseção, por exemplo, temos o Centro Médico, o Peticionamento Eletrônico, Salas de Audiências Virtuais, Escritório Compartilhado e Sala de Estudos. Ainda, a Escola Superior de Advocacia (ESA), no 9° andar, com cursos de extensão voltados para a atualização e pós-graduação na área jurídica. Há também as Salas dos Advogados nos fóruns da cidade e a Casa da Advocacia, na Região Oceânica. Conheçam nossa instituição e tenham muita sorte na carreira”, lembrando ainda do serviço de Anuidade Zero, com descontos na anuidade para advogados que fazem compras na internet, que pode ser acessado no site da OAB/RJ, além dos benefícios da Caarj.

“Sigam a página da OAB Niterói na Internet. Fiquem por dentro de nossas notícias e compartilhem”, finalizou.

Fotos: @ulissesfranceschiphoto

#advogado #advocacia #oabrj#oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj

Descubra mais sobre OAB Niterói

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading