NOTÍCIA
A OAB Niterói promoveu no dia 18 de julho mais uma solenidade de entrega de carteiras a novos advogados e estagiários de Direito, tendo como paraninfo Marcus Antonio Silva Soares, presidente da OAB Barra da Tijuca.
Realizada no auditório da sede, a solenidade foi conduzida pelo presidente da OAB Niterói e por Alessandra Ribeiro Guimarães, conselheira e presidente da Comissão de Seleção e Inscrição. Compuseram a mesa, Bruno Ramos Marinho, presidente da Comissão de Acesso à Justiça Federal; Andrea Kraemer, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania; Jaqueline Cristina dos Santos, presidente da Comissão de Igualdade Racial; a conselheira Lia Márcia Guimarães de Souza Santos; Alba Valéria Torres, delegada da Comissão de Direito Penal e Processo Penal; e o desembargador Marcos Alcino Torres, que entregou a carteira à sua filha, Mariana Saraiva Torres. A oradora da turma foi Daniela Gurgel Pessoa Consídera.
Pedro Gomes abriu a solenidade com uma exaltação:
“Aos novos advogados, advogadas, estagiários e estagiárias presentes, devo dizer que a nossa profissão é nobre e direcionada para quem tem coragem. Para ter êxito na advocacia é necessário não esmorecer. É difícil, é complicado, mas extremamente gratificante. Acredito que o sucesso chega. Basta acreditar, se dedicar, lutar e jamais deixar de sonhar. Falo isto por experiência própria.”
Ele convidou os jovens a fazerem parte dos movimentos da Ordem, dizendo “sejam muito bem-vindos à nossa Casa do Advogado. Espero que frequentem nossa instituição e conheçam os serviços oferecidos” e lembrou que a ESA oferece cursos com o objetivo de capacitar e atualizar os advogados para melhor atuarem, também apresentando novas áreas de Direito que não foram incluídas no currículo das faculdades.
A presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, destacou:
“Tenho grande satisfação de cumprimentar a todos. Diante do olhar de orgulho de tantos familiares e amigos presentes não poderia deixar de enfatizar o quão honrada estou de conduzir esta solenidade. Tenho certeza que este será um dos dias que vocês lembrarão para sempre em suas vidas.”
Alessandra Guimarães disse ainda que “o ingresso nos quadros da Ordem não é uma mera certificação ou autorização profissional, é a possibilidade de se integrar em uma história antiga de luta em prol dos valores da justiça e da democracia”, e concluiu:
“A partir de hoje vocês serão pessoas que representarão a sociedade com ofício de defesa e pacificação. Terão a sabedoria de lidar com a escuta e representarão os valores sociais. Precisamos entender nosso papel no contexto social, mas sobretudo compreender que somos eternos aprendizes.”
Como paraninfo da turma, Marcus Soares destacou:
“Agradeço ao Dr. Pedro Gomes pelo convite de estar aqui neste prédio histórico da OAB, que já foi a Seccional, e por isso tem este papel tão importante. É a maior Subseção do pais”, e aproveitou para cumprimentar Alba Valéria Torres, a advogada mais jovem a compor a mesa, “justamente para destacar a importância da jovem advocacia”.
Ele lembrou que, ainda como membro de uma Comissão da OAB Barra da Tijuca, sugeriu ao então presidente da Subseção, Luciano Bandeira, a criação da Comissão dos Advogados em Início de Carreira, e ele abraçou a ideia.
“Tive a honra de ser o primeiro presidente da Comissão. Em seguida, em 2015, o Conselho Federal determinou que todas as Comissões sobre o tema passassem a se chamar OAB Jovem. Fiz este trabalho na OAB Barra e segui para a Seccional, com muita honra”, recordou, lembrando que a Ordem é plural e que a advocacia está se adaptando aos novos tempos.
“A advocacia é uma profissão extremamente grandiosa. A única profissão privada que é prevista na Constituição Federal e não poderia deixar de ser, porque só existe no ambiente de democracia.”
O desembargador Marcos Alcino disse que era “um prazer estar nesta Casa e nesta solenidade, mais uma vez”, lembrando que três filhos seguiram a advocacia e ele frequentou o prédio como advogado, pois é de Niterói e foi juiz na cidade.
“Esse tempo é de vocês. Chegar a este momento é muito difícil. Como podemos comprovar, a participação da juventude é muito importante, não só para oxigenar os quadros da OAB, como também para se fazer representar. Mas o conselho dos idosos não pode faltar. A importância da carreira de vocês é fundamental para a democracia, concluiu.
Fotos: @ulissesfranceschiphoto
#advogado #advocacia #oabrj#oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj