A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, promoveu na última quarta-feira, dia 13, mais uma entrega de carteiras a novos advogados e estagiários de Direito. Realizada no auditório da entidade, a cerimônia foi conduzida por Pedro Gomes e pela conselheira e presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, Alessandra Ribeiro Guimarães.
O paraninfo da turma foi Denis Ribeiro dos Santos, presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB Niterói, que é advogado e pesquisador, com doutorado pela UFF, além de graduado em Ciências Sociais também pela Universidade Federal Fluminense.
A solenidade teve como oradora Ana Clara Acioli Chagas e como cerimonialista, Júnior Rodrigues, diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA) Niterói.
Além do presidente, de Alessandra Guimarães e do paraninfo, compuseram a mesa: Leandro Rabello, conselheiro da OAB Niterói; Daiana Mozer, delegada da Comissão de Acesso à Justiça Federal; Patrícia Marinho, conselheira e relatora da Comissão de Ética e Disciplina; Fernanda Mello, presidente da Comissão de Direito Canábico; Sonia Maria Mazza Ramos, advogada trabalhista; Gustavo Rodrigues da Rocha e Ricardo Filgueiras, ambos advogados.
Antes da solenidade, os convidados foram recebidos por Pedro Gomes no Salão Nobre.
“Parabéns às advogadas e aos advogados. Trata-se de uma enorme vitória. É necessário muito foco e determinação para ser aprovado no exame de Ordem. Sei o quanto vocês estudaram e batalharam para alcançar este objetivo. A prova, realmente, não é para qualquer um. Acreditem em vocês e tenham muita coragem, pois a advocacia não é uma profissão para fracos. Orgulhem-se desta profissão. Tragam esta energia para a Ordem. Sejam muito bem-vindos à nossa Casa do Advogado, que está de portas abertas para vocês. Espero que frequentem nossa instituição, conheçam nossas Comissões e os serviços oferecidos, como Peticionamento Eletrônico, Escritório Compartilhado e Sala de Audiência Virtual”, disse Pedro Gomes, ao abrir a solenidade.
O presidente ainda ressaltou que a ESA oferece cursos (gratuitos e pagos) para capacitar e atualizar os profissionais para a nova advocacia. Destacou, também, a oportunidade de os novos advogados e advogadas se engajarem nas diversas Comissões.
Por fim, ele reforçou o convite para que todos entrem nas redes sociais da entidade e compartilhem as publicações.
A presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, destacou:
“Tenho grande satisfação de cumprimentar a todos. Diante do olhar de orgulho de tantos familiares e amigos presentes não poderia deixar de enfatizar o quão honrada estou de conduzir esta solenidade. Tenho certeza que este será um dos dias que vocês lembrarão para sempre em suas vidas. Parabéns e sucesso!”
Alessandra Guimarães ainda disse que “o ingresso nos quadros da Ordem não é uma mera certificação ou autorização profissional, é a possibilidade de se integrar em uma história antiga de luta em prol dos valores da justiça e da democracia”, e concluiu:
“A partir de hoje vocês serão pessoas que representarão a sociedade com ofício de defesa e pacificação. Terão a sabedoria de lidar com a escuta e representarão os valores sociais. Precisamos entender nosso papel no contexto social, mas sobretudo compreender que somos eternos aprendizes. Espero que vocês tenham sucesso na carreira. Não deixem de se integrar à nossa Casa”.
Denis Ribeiro discursou:
“Sinto-me honrado em paraninfar esta turma de novos advogados, advogadas e estagiários de Direito. Quero ser a pessoa que estará à disposição de vocês para ajudá-los na caminhada da advocacia. E os parabenizo por terem chegado até aqui”, lembrando que cobranças sempre houve:
“Quando não existia a prova da OAB, ao final do curso éramos submetidos a uma sabatina feita por um membro da Ordem. Nossa entidade nunca deixou de testar os advogados”.
Ao final, ele completou:
“Como paraninfo, aproveito a oportunidade para destacar a importância da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas, a qual presido. Ela é a OAB Niterói à disposição dos advogados e advogadas 24 horas por dia, em todos os dias da semana. Nosso papel é estar presente em defesa da advocacia, somos acionados quando um colega está tendo um embate em qualquer instituição, o impedindo de exercer a profissão. E temos um grupo de estudos que se propõe a analisar os casos em que somos chamados para defender. Procuramos sempre dar uma resposta ao colega. Recebo esta honraria em nome de toda a nossa Comissão”.
E sentenciou:
“De acordo com o artigo 133 da Constituição Federal, o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”, destacando a importância do Código de Ética para o exercício da advocacia.
“Fotos: @ulissesfranceschiphoto
#advogado #advocacia #oabrj#oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj
@dr.pedro_gomes
@juniornit.84
@denisribeiro60