FALE CONOSCO

Fale Conosco

Central – 3716-8900

Tesouraria – 3716-8907

Protocolo – 3716-8906/8913

Ouvidoria – 3716-8910

Seleção e Inscrição – 3716-8912

Ética e Disciplina – 3716-8914/8915

Escritório Compartilhado – 3716-8927

Certificado Digital – 3716-8909

ESA – Escola Superior de Advocacia – 3716-8916

Casa da Advocacia – Região Oceânica: 2391-7225

NOTÍCIA

OAB Niterói realiza entrega de carteiras a novos advogados e estagiários de Direito, tendo como paraninfa Fernanda Pimentel, diretora da Faculdade de Direito UFF

A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, promoveu na segunda-feira, dia 17, mais uma entrega de carteiras a novos advogados e estagiários de Direito.

Realizada no auditório da entidade, a cerimônia foi conduzida por Pedro Gomes, tendo como paraninfa Fernanda Pimentel, diretora da Faculdade de Direito UFF, doutora em Sociologia e Direito pelo Programa de pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense e mestre em Direito das Relações Econômicas e Contratuais pela Universidade Gama Filho.

A nova advogada Manuella do Nascimento Concídera, sobrinha neta de Hélio Consídiera, assessor especial da presidência, presente à cerimônia, foi a oradora da turma.

Solenidade contou com a presença da juíza Luciana Paiva, do 1º JEC de Alcântara.

Além de Pedro Gomes e a paraninfa, compuseram a mesa: Vanda Mesquita, advogada especialista em Direito Imobiliário; Leila Miranda, conselheira e coordenadora das comissões da OAB Niterói; Waltair Costa de Oliveira, conselheiro e presidente da Comissão de Apoio à Terceira Idade Niterói; Regina Peres, conselheira e relatora da Comissão de Ética e Disciplina Niterói; Denilson Quintanilha, conselheiro e delegado da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Brasil Niterói; Sandro Egídio, advogado e professor universitário, e Evandro Guedes, advogado Trabalhista.

Antes da solenidade, os convidados foram recebidos no gabinete da presidência.

Pedro Gomes abriu a solenidade desejando prosperidade e saúde para todos:

 “Parabéns às advogadas e aos advogados. Trata-se de uma enorme vitória. É necessário muito foco e determinação para ser aprovado no exame de Ordem. Sei o quanto vocês estudaram e batalharam para alcançar este objetivo. A prova, realmente, não é para qualquer um. Acreditem em vocês e tenham muita coragem, pois a advocacia não é uma profissão para fracos.  Sejam muito bem-vindos à nossa Casa do Advogado, que está de portas abertas para vocês", acrescentando:

“Espero que frequentem nossa instituição, conheçam nossas Comissões e os serviços oferecidos pela entidade, como Peticionamento Eletrônico, Escritório Compartilhado e Sala de Audiência Virtual.

Pedro Gomes ainda ressaltou que a Escola Superior de Advocacia (ESA) oferece cursos gratuitos e pagos, com o objetivo de capacitar e atualizar os profissionais para a nova advocacia. Destacou, também, a Comissão de Mentoria Jurídica, cuja proposta é atualizar e abrir novas opções de trabalho na área jurídica.

A paraninfa Fernanda Pimentel falou para os novos advogados e estudantes de Direito:

“É uma grande estar aqui como paraninfa desta turma de novos advogados e estudantes de Direito. Recebi o convite através da professora Maria Maria Stancati e estou orgulhosa de reencontrar alunos tão queridos, formandos da UFF hoje recebendo suas carteiras da Ordem. Sabemos que o processo para chegar a este momento é longo e necessita de muito estudo e dedicação. Este ato que presenciamos hoje é de alegria e coragem, de novos começos. Parabéns aos novos doutores e doutoras”, exaltou, acrescentando:

“Vocês são a geração 2000, que já chegaram conectados. Com novas interações e relações de trabalho. Vocês passaram por novos desafios da humanidade, que foi a pandemia de 2019. Estudaram em condições adversas. Dividiram computadores e ideias. Viram os empregos formais derreterem. Sem falar na tensão emocional e material, que poucas gerações passaram. Todos nós passamos, mas vocês estavam no momento de decisão de suas vidas. No momento de fechamento do ciclo estudantil e da opção profissional. Isso faz de vocês uma geração marcada por este desafio. Nasceram no ano da geração 2000, da transformação, são forjados na adversidade. E esta deve ser a marca da condição da vida profissional. Da superação dos desafios, dos limites e barreiras”, afirmou, lembrando que como professora da Universidade Federal Fluminense acompanhou de perto do desafio enfrentados pelos estudantes do Curso de Direito, afirmou, encerrando:

“Esta sala está coberta com o manto dos sonhos. E cada familiar presente nesta solenidade teceu um ponto com vocês e faz parte deste projeto. De formar um profissional do Direito em um país extremamente desigual.  As dificuldades virão. Devemos buscar a valorização da advocacia através da valorização do conhecimento. Tenham a consciência de que o advogado da parte contrária no processo judicial é seu ‘ex adversus’ na profissão, mas continuar sendo seu amigo”. É importante lidar com esta relação no dia a dia da atuação. Encerro desejando sucesso e um futuro brilhante para  todos”.

Fotos: @ulissesfranceschiphoto

#advogado #advocacia #oabrj#oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj

@dr.pedro_gomes

Descubra mais sobre OAB Niterói

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading