Prerrogativas:

(21) 99680-4331

Escritório Compartilhado

Horário: 9h às 17:30h

Telefones: 2618-0520 – 3716-8900. Ramal 1627

Sala de

Audiências Virtuais

Horário: 9h às 17:30h

Telefone: 3716-8900. Ramal 1631

Casa da Advocacia Antonio José Barbosa da Silva (Icaraí)

3716-8900 Ramal 1636

NOTÍCIA

OAB Niterói promoveu marcante ‘Júri Simulado’ no histórico Museu da Justiça, durante aula do curso ‘11º Período’, comemorando os 199 anos da criação dos Cursos Jurídicos no Brasil

A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, realizou, na terça-feira, dia 11, uma aula prática e imersiva, com foco no Júri Simulado, promovida no histórico Museu da Justiça de Niterói, antigo Palácio da Justiça, localizado na Praça da República. Concluído em 1919 para abrigar o Tribunal da Relação do antigo Estado do Rio de Janeiro, o prédio é um importante patrimônio histórico.

O evento foi protagonizado pelos alunos do curso 11º Período da ESA Niterói, com a supervisão do presidente da Comissão da Advocacia Pública do Tribunal do Júri, Vinícius Bernardini. Integra a comemoração dos 199 anos da criação dos Cursos Jurídicos no Brasil.

A mesa de abertura foi composta por Pedro Gomes e Vinícius Bernardini. Rafaela Brandão e Glaucia Quadros, ambas delegadas da Comissão da Advocacia do Tribunal do Júri, atuaram como avaliadoras. Matilde Slaibi, vice-presidente da OAB Niterói, esteve presente. O Júri Simulado foi finalizado com a condenação do réu.

Pedro Gomes abriu o evento parabenizando a iniciativa do presidente da Comissão da Advocacia do Tribunal do Júri e professor da turma do 11º Período da ESA, participantes do Júri Simulado:

“Agradeço ao Dr. Vinícius por realizar o Júri Simulado neste tribunal histórico, que presenciou grandes julgamentos liderados por Sobral Pinto. O judiciário fluminense teve suas raízes neste importante prédio do Palácio da Justiça, construído em uma época em que Niterói era a capital do Estado do Rio de Janeiro.  Estes alunos do 11º Período da ESA Niterói estão participando de uma aula importantíssima e histórica. Muito obrigada pela iniciativa.”

Vinícius Bernardini atestou:

A realização do Júri Simulado promovido pela Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB Niterói representa uma iniciativa de grande relevância para a formação prática dos estudantes do 11º período de Direito, dos jovens advogados e de todos aqueles que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos na atuação perante o Tribunal do Júri”, completando:

“Mais do que um exercício acadêmico, o júri simulado proporciona uma experiência imersiva, aproximando os participantes da realidade forense e permitindo que vivenciem, na prática, as particularidades do procedimento do Tribunal do Júri. Desde a preparação da tese, a produção da sustentação oral e a inquirição de testemunhas até a formulação dos debates em plenário, cada etapa contribui para o desenvolvimento das habilidades técnicas, estratégicas e argumentativas indispensáveis ao exercício da advocacia criminal.”

Ele sentenciou:

“A transição entre a teoria aprendida nas universidades e a prática profissional é um dos maiores desafios enfrentados pelo jovem advogado. Nesse contexto, iniciativas como esta oferecem um ambiente de aprendizado seguro e altamente qualificado, no qual é possível desenvolver confiança, aprimorar a oratória, fortalecer o raciocínio jurídico e compreender a dinâmica de um julgamento pelo Tribunal do Júri.”

Participaram da Banda de Defesa os alunos: M. Kodifur, Geovanna Martins, Alexandre Barbosa e Yago de Oliveira de Souza. Da Banca de Acusação: Jayane Pereira, Samuel Silva dos Santos, Caio Matheus, Daniely Rodrigues Barreto e Luana Pereira. Com a participação de Vanderlucio Santos como o réu.

A OAB Niterói, por meio da ESA, reafirma seu compromisso com a valorização da advocacia e com a formação contínua dos profissionais do Direito, promovendo atividades que transcendem o ensino teórico e proporcionam experiências concretas de capacitação.

“Ao investir em eventos como o Júri Simulado, a instituição fortalece a qualificação da jovem advocacia, incentiva o aperfeiçoamento profissional e contribui diretamente para uma prestação jurisdicional cada vez mais técnica, ética e eficiente”, firmou Vinícius Bernardini, elogiando a atuação dos alunos do 11º Período.

Pedro Gomes elogiou os alunos:

“Parabéns. Vocês incorporaram a participação no Tribunal do Júri com maestria. Isso mostra que são pessoas aguerridas, dispostas a lutar por seus espaços e atuar com determinação e ética na advocacia.”

Fotos: @liliandacosta_

#advocacia #oabiteroi #esaoabniteroi #oabrj

Descubra mais sobre OAB Niterói

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo