NOTÍCIA

OAB Niterói promove 1º Seminário da Comissão de Direito Digital, com transmissão online, no dia 9 de dezembro

7 de setembro de 2020

A OAB Niterói realiza no dia 9 de dezembro, das 9h às 13h30, o 1º Seminário da Comissão de Direito Digital, que será transmitido ao vivo pelo YouTube.


A abertura do evento contará com a participação do presidente da OAB Niterói, Claudio Vianna, e da advogada Cândida Diana Terra, presidente da Comissão de Direito Digital.


Para assistir ao Seminário, acesse:

YouTube: OAB Niterói Oficial

https://www.youtube.com/channel/UCkGdG4Y9iw-Dz96EfbD3GDw


A primeira palestra acontecerá das 9h30 às 10h30, com a participação de um convidado internacional: Manuel David Masseno, professor da Universidade de Beja (Portugal). A debatedora será Estela Aranha, presidente da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB/RJ, e o tema abordado: "Como foi feita a recepção pela LGPD do modelo europeu de proteção de dados?".

A segunda palestra será das 10h30 às 11h30 e terá como convidado Fábio Azevedo, mestre em Direito Civil pela Uerj, professor da Emerj, PUC e FGV. O debatedor será William Rocha, 1º secretário da Comissão de Direito Digital da OAB Niterói e membro da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB/RJ. O tema enfocado será "Privacidade e tratamento de dados pessoais: limites e responsabilidades".

Dando seguimento ao evento, a terceira palestra será das 11h30 às 12h30, trazendo o convidado Gustavo Binenbojm, professor titular da Faculdade de Direito da Uerj e membro da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB. A debatedora será Cândida Diana Terra, presidente da Comissão de Direito Digital da OAB Niterói e membro da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB/RJ, com o tema "Direito ao esquecimento e a liberdade de informação na era digital".

Para terminar, última palestra será das 12h30 às 13h30, tendo como convidada Arlete Muoio, perita digital forense e especialista em cybersecurity, e como debatedor Rodrigo Valadão, procurador do Estado do Rio de Janeiro, delegado da Comissão de Direito Digital da OAB Niterói e membro da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB/RJ. O tema será "Riscos cibernéticos".

"O Direito Digital vem trazendo novos desafios para a advocacia, indo além dos impactos jurídicos, pois também traz implicações econômicas e nos serviços advocatícios propriamente ditos', declara a advogada Cândida Diana Terra, acrescentando:

"Atentos às demandas do setor jurídico, o 1º Seminário de Direito Digital tem o objetivo de ser a base para a ideia institucional de preparar os advogados e estudantes do tema para o futuro, trazendo especialistas, para que toda a comunidade jurídica possa ter acesso aos temas ligados à tecnologia e suas consequências. Com grandes nomes de atuação em Tecnologia e Direito, o evento pretende ampliar as discussões sobre segurança da informação e legislação virtual, debatendo o papel da advocacia diante dos avanços para o futuro".

#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi #cfoab #caarj @caarj