NOTÍCIA
A OAB Niterói, através da Comissão Luso-Brasileira de Advocacia e Estudos Jurídicos, presidida por Levy Pinto Castro Filho, e da Comissão Especial para Conferências, cuja presidente é Vânia Maria da Cunha Bruno, também vice-presidente da entidade, recebeu na segunda-feira, dia 11, o advogado, consultor e empresário Marcelo Lesniczki Campos para falar sobre “Estudos comparados do saneamento básico no Brasil e em Portugal”.
Em sua exposição, o pesquisador fez uma retrospectiva da evolução do saneamento no mundo, desde o surgimento das primeiras civilizações, até os dias de hoje. A palestra reuniu advogadas, advogados, estudantes, profissionais ligados ao tema e professores universitários, com sucesso de público. Antes do evento, os convidados foram recepcionados com um coquetel no salão nobre da entidade.
O presidente da OAB Niterói, Pedro Gomes, abriu o evento, chamando para compor a mesa Fernando Guedes, ex-presidente da 16ª Subseção e cônsul honorário de Portugal no Brasil; Vania Maria da Cunha Bruno; Levy Pinto Castro Filho; Carlos Alberto Lima de Almeida, secretário geral da OAB Niterói; Luciene Saldanha, secretária adjunta, e Ivan dos Santos Gonçalves, diretor-tesoureiro.
“Acredito que nosso palestrante apresentará um excelente tema, incluindo a privatização da Cedae, com destaque para o Direito Sanitário e a comparação do saneamento com sucesso em Portugal e o que vem sendo feito no Brasil”, disse Pedro Gomes na abertura, acrescentando:
“Agradeço à professora Vânia pela brilhante ideia, juntamente com o Dr. Levy Castro, de convidar o Dr. Marcelo Campos para falar sobre um tema tão importante”.
Em seguida, a vice-presidente se pronunciou, dando as boas-vindas ao convidado e agradecendo a presença de todos.
Com a palavra, o secretário geral fez uma saudação, em nome da diretoria, ao ex-presidente da 16ª Subseção, Fernando Guedes, dizendo que teve a honra de trabalhar diretamente com ele, ao que este também comentou:
“É com muita emoção que retorno a esta Casa, a qual presidi por três gestões. Estou afastado desta Casa há 16 anos e esta é a terceira vez que retorno. Passamos aqui momentos de muito trabalho e alegria. E hoje pude rever velhos amigos e colegas que prestaram relevantes serviços, além de funcionários que trabalharam na minha época. São abnegados. Me sinto orgulhoso. Sou oriundo da advocacia. Lutei sozinho e tudo que tenho hoje consegui através de meu trabalho. Agradeço a Deus e a minha família.”
Fernando Guedes ainda acrescentou:
“Façam da advocacia um sacerdócio. Atravessamos uma crise institucional, mas não vamos desistir, vamos dar as mãos e lutar. Cobrar da OAB, pois aqui é a nossa Casa e é aqui que temos de lutar e pleitear nossos direitos. Vamos cobrar do presidente e da diretoria. Temos que dar as mãos e, acima de tudo, termos respeito.”
Levy Pinto Castro Filho agradeceu ao presidente por apoiar a criação da nova Comissão, que vem atender a uma grande demanda, destacando que há cerca de 3 mil advogados brasileiros inscritos na Ordem dos Advogados de Portugal.
Passando a palavra ao palestrante, Marcelo Campos, este fez uma abordagem histórica da evolução mundial do saneamento básico, desde os primórdios das civilizações, especialmente no processo em Portugal e no Brasil.
Compareceram também à palestra: José Gil Vicente, professor da Universidade Federal do Amazonas; Matilde Carone Slaibi Conti, procuradora da OAB Niterói e delegada da Comissão Luso-Brasileira; Rogério Rocco, presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB Niterói; Davi Reis Miranda Filho, Ricardo Cavalcante Pereira e Vitor Bastos de Oliveira, representando o diretor-presidente da Cedae, Leonardo Soares; professor André Moraes Fagundes, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, e a professora Ellen Barreto, coordenadora do curso de Engenharia de Produção, ambos da Estácio; Luiz Carneiro de Oliveira, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil, representando o presidente do Crea; professor José Carlos Oliveira dos Santos, coordenador do curso de Direito da Candido Mendes; Fernando Dias, diretor geral do Departamento de Cultura e Eventos da OAB Niterói; Renata Esteves, diretora administrativa da ESA Niterói; Eliana Lima de Souza, presidente da Comissão de Previdência e Assistência Social; Erika Spinelli Pessin, presidente da Comissão OAB Mulher; Sosthenys Camara, vice-presidente da Comissão Especial para Conferências; professora Maria do Carmo de Assumpção Borges, delegada da Comissão Luso-Brasileira, e Paulo Boia, representando do bloco Data Vênia Doutor.
Fotos: @ulissesfranceschiphoto
#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj