NOTÍCIA

OAB Niterói promove palestra híbrida sobre ‘Os recursos utilizados na delegacia e a segurança para vítimas de violência doméstica’

A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, através da Comissão de Assistência às Vítimas de Violência Doméstica, realizou no último dia 25 palestra híbrida para enfocar “Os recursos utilizados na delegacia e a segurança para as vítimas de violência doméstica”. Além de Pedro Gomes, compuseram a mesa Andrea Kraemer, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania; e José Eduardo Gomes da Costa, da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero. Júnior Rodrigues, diretor geral da ESA Niterói, foi o cerimonialista.

Com mediação de Danielle Velasco, presidente da Comissão de Assistência às Vítimas de Violência Doméstica da OAB Niterói, o evento teve Alriam Miranda Mendes, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), como palestrante, que relatou os cinco tipos de violência doméstica praticados contra as mulheres: 1º Violência psicológica; 2º Violência moral; 3º Violência sexual; 4º Violência patrimonial e 5º Violência física, além dos procedimentos realizado no atendimento da Deam.

A palestra contou com a presença da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), representada por Ana Beatriz Quiroga, Lanna Cordeiro, Ana Beatriz Quiroga e Julia Goromar. Ainda, Silvio Keim, inspetor da Deam Niterói.

Julia Goromar, coordenadora do eixo de enfrentamento à violência da Codim, destacou a importância da Sala Lilás dentro do IML, o Centro Especializado em Atendimento à Mulher (Ceam) e o Auxílio Social.

Para finalizar, o presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero, Eduardo Costa, solicitou à delegada Alriam Miranda um esclarecimento sobre o atendimento às mulheres trans na Deam.

Segundo a delegada, “o atendimento é igualitário, destacando que, inclusive, é preenchido um questionário no qual é possível citar o nome social, que é respeitado.

O evento contou com as parcerias da Escola Superior de Advocacia (ESA) Niterói e das Comissões de Direitos Humanos e Cidadania, Alienação Parental e Diversidade Sexual e de Gênero.

#advogado #advocacia #oabrj#oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj