NOTÍCIA

OAB Niterói promove ‘1º Simpósio Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Caminhos para inclusão: Tensões e conquistas’

A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, através da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que tem à frente Mayrielly Wiltgen, celebrou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro, com a organização do “1º Simpósio Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Caminhos para inclusão: Tensões e conquista”.

Realizado na Sala Nelson Pereira dos Santos, em São Domingos, a partir das 9h30, o evento contou na abertura com as presenças de Vânia Maria da Cunha Bruno, vice-presidente da OAB Niterói; Rafael Adonis, secretário municipal de Direitos Humanos; Lucienne Souza, coordenadora municipal de Educação Especial e Mayrielly Wiltgen.

O cerimonial ficou a cargo de Carolina Campos Machado, conselheira e vice-presidente da CPDP, que destacou:

“Inclusão é um direito das pessoas com deficiência, mas é dever de todos nós, membros da sociedade”.

Maria Auxiliadora Espíndola, diretora-secretária da ESA Niterói; Pedro Petrúcio, que tem síndrome de Down; e a delegada da Comissão, Irlamara Pimentel Cabral, deficiente visual, compuseram a equipe do cerimonial.  

Vânia Bruno ressaltou a importância do evento:

“Quero parabenizar a todos os integrantes da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pela produção do evento, tão especial, realizado neste Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, uma data muito importante. Vamos pedir a Deus que este simpósio produza bons efeitos e que traga, de fato, o suporte que todas as pessoas com deficiência lutam para conseguir.”

Mayrielly Wiltgen também exaltou a importância da inclusão com responsabilidade:

“Este evento surgiu de uma conversa entre os integrantes da Comissão. Achávamos que não conseguiríamos realizá-lo, que seria um sonho quase inalcançável. Estou muito feliz por ter conseguido tirar este sonho do papel. Agradeço, em especial, a toda a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Sem vocês, este simpósio não estaria acontecendo. Também à empresa Realize Estratégias Inclusivas, em especial à Simone, que não me deixou desistir, tamanhas as dificuldades que encontramos pelo caminho. E à minha vice-presidente, Carolina Campos Machado, que sempre esteve do meu lado me apoiando.” 

O secretário municipal de Direitos Humanos falou sobre a importância do evento:

“Quero expressar minha alegria de participar deste 1º Simpósio Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, parabenizando a Dra. Mayrielly Wiltgen, que vem realizando um excelente trabalho junto à Comissão. Desde que iniciamos a parceria da OAB Niterói e Secretaria Municipal de Direitos Humanos, estamos construindo algumas frentes de acessibilidade, que é uma das nossas prioridades.”

Ele ainda comentou:

“Acessibilidade é Direitos Humanos. Precisamos incluir as pessoas com deficiência em nossa cidade, no mercado de trabalho, na educação e na cultura. Não podemos tratar as pessoas com deficiência de forma diferente”, e lembrou a atuação da secretária de Acessibilidade, Tânia Rodrigues. 

“Vivemos em uma cidade privilegiada, mas ainda temos muito o que fazer. Temos muitos desafios pela frente”, encerrou.

Lucienne Souza, coordenadora de Educação Especial da Prefeitura de Niterói, também destacou a importância da inclusão:

“É uma honra e um privilégio participar desta mesa tão significativa. Agradeço à Mayrielly pela parceria do dia a dia. Este evento reúne muitas pessoas em prol de uma data. Hoje é o dia de luta da pessoa com deficiência, para pensarmos neste dia como de luta para todos nós, por uma sociedade que não basta dizer que é contra o capacitismo. Precisamos exercitar em nosso dia a dia, refletir em nossas ações, em nosso comportamento e em nossas atitudes. É o exercício enquanto sociedade”, e sentenciou:

“Para que fortaleçamos movimentos como estes da Comissão da OAB Niterói e que tragam visibilidade para as pessoas com deficiência. Contar com parceiros formando redes é fortalecer estas atitudes”.

A primeira roda de conversa abordou “Inclusão Escolar”, e contou com a participação de Carlos Alberto Lima de Almeida, secretário geral da OAB Niterói e professor; professora Ana Prado, representando a Fundação Municipal de Educação de Niterói, e a professora Vanessa do Carmo Correia. Destacou-se a importância das pessoas que transformam vidas, fazendo a diferença.

“A inclusão escolar é um tema muito desafiador. Ainda temos muito a fazer para efetivar o Direito à Educação das Pessoas com Deficiência”, exaltou o advogado e professor Carlos Alberto Lima de Almeida.

A segunda rodada abordou “Trabalho e Autonomia”, com depoimentos da advogada Gisele Bastos, delegada da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Omar Azevedo, único autista campeão mundial e faixa preta em jiu-jitsu, classificado como PCD, grupo de pessoas que apresentam deficiência visual, motora, mental ou auditiva; e Bruno Rodrigues, advogado e palestrante motivacional, ambos pessoas com deficiência.

Já na parte da tarde, a rodada de conversa incluiu os seguintes participantes:

Caio Sousa, secretário da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que abordou o tema “Direitos das Pessoas com Deficiência”, juntamente com Mayrielly Wiltgen e Symone Mesquita, seguida da mesa a “Importância das Redes de Apoio”, com a presidente da Comissão, Adriana Neves e Viviane Lione.

Após a apresentação de dança Bello Bolleto, Carlos Lidizia (UFF) e Izabel Siscinio falaram sobre “Turismo para o PCD”, seguidos por Ana Paula Pacheco e Thamires Amaral Lessa (Realize –Estratégias Inclusivas), com o tema “Emprego Apoiado”, e Ana Paula Alves e Aurélio Pitanga (UFF), abordando “Esporte”.

O evento foi encerrado com a apresentação de dança da academia On Danse Escola de Dança. Mayrielly exaltou:

“O evento foi lindo, enriquecedor e com vários momentos que nos emocionaram. Tivemos o cuidado para que as pessoas com deficiência tivessem representatividade em quase todas as mesas, inclusive nas duas apresentações de dança, pois o evento foi idealizado para eles, para dar voz e mostrar à sociedade que são capazes de realizar qualquer atividade que desejam, só precisamos nos tornar uma sociedade mais inclusiva em todos os segmentos”, acrescentando:

“Ver nos rostos das pessoas a alegria e a emoção que o evento trouxe me fez ter a certeza de que fizemos um bom trabalho. Agradeço as empresas parceiras e em especial à OAB/RJ, na pessoa do Dr. Marcelo Oliveira, e a Drª Talita Menezes, que gentilmente patrocinonou os intérpretes de libra”.

O evento foi realizado em parceria com a empresa Realize – Estratégias Inclusivas, contou com o apoio da OAB/RJ, Espaço CEL, Casa Libelle, clínicas multidisciplinares, papelaria Meu Mundo Lúdico e gráfica Printmill.

Fotos:@ulissesfranceschi

#advogado #advocacia #oabrj#oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj