NOTÍCIA

 OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, acompanha comitiva estadual da Verdade da Escravidão Negra em visita a Volta Redonda

O presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Brasil e conselheiro da OAB Niterói, Luiz Henrique de Oliveira Júnior, acompanhou a comitiva estadual das CVENB da OAB/RJ e das Subseções do Sul Fluminense (OAB Resende, OAB Volta Redonda, OAB Pirai/Pinheral e OAB Mendes), em visita institucional ao Centro Universitário de Volta Redonda, sendo recebidos pelo presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado, e pela reitora do Centro Universitário de Volta Redonda (Unifoa), Úrsula Amorim, na terça-feira, dia 10.

Presentes o presidente da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (Cevenb) da OAB/RJ, Humberto Adami, que também preside a Comissão de Igualdade Racial do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB); Edmee da Conceição Ribeiro Cardoso, diretora-secretária de Diversidade e Representação Racial e membro da Comissão de Igualdade Racial do IAB, e a coordenadora do Sul Fluminense das Comissões da Verdade, Margot Ramalhete, que também é aluna do 5º período de Direito do UniFoa.

Na oportunidade, foi entregue à instituição um parecer jurídico sobre os “Aspectos Jurídicos da Reparação da Escravidão”, tema histórico que Humberto Adami considera não ter ainda o destaque necessário nos debates. Diante disso, ele acredita que o Centro Universitário seja um espaço ideal para fomentar a discussão.

“São 380 anos de escravidão negra e ninguém fala em reparação, que é a pauta mais importante da República. A gente deseja que esse parecer seja objeto de estudo nessa universidade e em todo lugar”, salientou o presidente da Cevenb da OAB/RJ.

#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj