NOTÍCIA

OAB Niterói participa de webinar “O 13 de maio e a reparação”, promovido no IAB

A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, esteve presente no webinar Papo com o IAB, com o tema “O 13 de maio e a reparação”, realizado de forma híbrida, no dia 13 de abril, no plenário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), com transmissão pela internet. O evento contou com o apoio da Seccional RJ e do Conselho Federal da OAB.

A entidade foi representada pelo advogado e conselheiro Luiz Henrique de Oliveira Júnior, presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil. Estiveram presentes na mesa de abertura: Sydney Sanches, presidente do IAB; Rita Cortez, ex-presidente do IAB. Humberto Adami, presidente da Comissão de Igualdade Racial do IAB; Luciano Bandeira, presidente da OAB/RJ e também representando o presidente do Conselho Federal da OAB, José Alberto Simonetti; Álvaro Sérgio Gouvêa Quintão, secretário geral da OAB/RJ e membro do IAB; Silvana Niemczewski, conselheira federal da OAB e presidente da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra; Alessandra Benedito, conselheira federal da OAB e presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade; e Mônica Alexandre Santos, secretária adjunta da OAB/RJ e vice-presidente da Acat.

Participaram os palestrantes Edson Lopes Cardoso, doutor em Educação, coordenador do Irohin - Comunicação e Memória Afro-brasileira; Manoel Soares, jornalista, apresentador e escritor; Makota Kisandembu, diretora de Políticas de Reparação e Promoção de Igualdade Racial da Prefeitura de Belo Horizonte; Eduardo Biondi, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; Edmee da Conceição Ribeiro Cardoso, diretora-secretária de Diversidade e Representação Racial e membra da Comissão de Igualdade Racial do IAB, e Alessandra Duarte Caldeira Ávila, presidente da Abami.

Na condição de mediador, o advogado Luiz Henrique apoiou o parecer do IAB quanto aos aspectos jurídicos da reparação da escravidão negra no Brasil, apontou as diferenças entre ações afirmativas e promoção de igualdade racial, juntamente com Humberto Adami, Cecília Couto, Sebastiana da Silva Fraga, Alessandra Moreira dos Santos e José Agripino.

Luiz Henrique de Oliveira Junior destacou:

“Devemos combater o racismo com o fomento de ações de reparação, resgatando os acontecimentos na história contra o povo preto, reconhecendo que esta comunidade e seus descendentes sofreram e perderam anos de suas vidas sendo silenciados por motivos degradantes. A reparação negra é um pilar do pensamento antirracista, sendo a desigualdade racial fruto da ausência de reparação.”

#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj