NOTÍCIA

OAB Niterói homenageia profissionais com medalhas e moções, pela dedicação e trabalho prestado à classe e à sociedade

A Comissão OAB Mulher, presidida por Helga Mansur, realizou uma solenidade para homenagear as advogadas, os advogados e colaboradores, além de dois funcionários da entidade, na última quarta-feira, dia 22 de setembro. Foi concedida a Medalha de Ouro do Direito, além de moções de agradecimento e aplausos, pelo trabalho prestado à classe e à sociedade.


Presidida pelo presidente da OAB Niterói, Claudio Vianna, a cerimônia, realizada de modo presencial, no plenário da sede, contou com Ana Tereza Basilio, vice-presidente da OAB/RJ, uma das homenageadas com a Moção de Agradecimento, também concedida a Antonio José Barbosa da Silva, ex-presidente da OAB Niterói, que justificou a ausência por motivo de saúde, e a Luciano Bandeira, presidente da Seccional RJ, que não pôde comparecer devido a compromisso profissional. Compuseram a mesa de trabalhos, Ralph de Andrade e Marcelo Rei, diretor-tesoureiro e diretor de Cultura e Eventos da OAB Niterói, respectivamente.

Helga Mansur abriu a solenidade citando as dificuldades e as perdas enfrentadas por toda a sociedade durante a pandemia.


“Perdemos parentes e amigos e, graças a Deus, nos mantivemos unidos e atuantes. Meu profundo respeito a todos aqui presentes", declarou, acrescentando:

"Agradeço a presença de Alessandra Ávila, atual presidente da Comissão Abami Jovem, que assumirá a presidência da entidade a partir de 1º de outubro; Daniel Melo, presidente da Comissão de Direito do Trabalho; João Pascoto Neto, presidente da Comissão de Convênios; Sharon de Morais, presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais; Simone Carvalho, presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana, e Aristides Augusto Carvalho de Rezende, presidente da Comissão de Políticas Sobre Drogas e Prevenção Criminal, bem como Márcio Aleluia, assessor da presidência da OAB Niterói, e Thais Fontes Cardoso, vice-presidente da Comissão OAB Jovem e delegada da Comissão de Cultura e Direito Econômico da OAB/RJ".


Claudio Vianna cumprimentou Ana Tereza Basilio, afirmando que é sempre um prazer recebê-la na OAB Niterói e exaltando seus serviços prestados à Ordem dos Advogados do Brasil.


“Se em algum momento ainda tínhamos dúvidas em relação à função de uma vice-presidente, após a gestão de Ana Tereza Basilio este fato deixou de existir. A dra. demonstrou e comprovou a importância de sua função”, disse, e cumprimentou Helga Mansur pelo brilhantismo da solenidade.


O presidente da OAB Niterói fez questão de ressaltar que este foi o primeiro evento presencial organizado pela entidade, após um ano e meio de pandemia:


“Fiquei emocionado ao entrar neste auditório e observar a mesa aguardando a sua composição. Lembrei dos vários eventos que a OAB Mulher proporcionou para esta Casa e para a sociedade de Niterói. Infelizmente, em razão da pandemia da Covid-19, fomos obrigados a experimentar o isolamento social. Fez parte desse isolamento a suspensão dos eventos na OAB”.


Claudio Vianna acrescentou que "é triste não termos os eventos presenciais com a participação dos colegas", e destacou as perdas sofridas em todo esse período:

"Não foi somente esse sentimento de esvaziamento que tomou conta da vida de todos nós. Durante este período, também tivemos que experimentar a dor da perda de vários colegas, familiares e amigos. Está sendo um período, realmente, muito difícil. Mas nós, gestores, temos uma obrigação com toda a classe. Gostaria de deixar uma mensagem de esperança”, falou, apontando a foto do ex-presidente Antonio José Barbosa da Silva estampada no telão do auditório: ‘Tudo vai passar’. Que jamais esqueçamos dos momentos que vivemos durante esta pandemia. Vamos pegar toda esta dor e transformá-la em aprendizado e esperança, para que possamos continuar, neste mundo, educando nossos filhos e orientando nossos amigos. Que nós, da OAB Niterói, possamos continuar incentivando e apoiando a advocacia. Estou muito feliz com a realização deste evento.”

Ana Tereza Basilio recebeu sua moção, também representando o presidente Luciano Bandeira.


“Estou emocionada pela homenagem e por retornar a esta Subseção, na qual me sinto em casa, pelo carinho e pela amizade e parceria que temos. É com muito carinho e alegria que participo desta cerimônia presencial. Saúdo a mesa e a diretoria da OAB Niterói e dedico esta moção a todas as profissionais da cidade”, disse, exaltando o trabalho de Helga Mansur, a gestão de Claudio Vianna e lembrando que foi na Seccional RJ que nasceu a ideia da paridade nas campanhas eleitorais da OAB, o que acabou de ser aprovado pelo Conselho Federal. Metade das chapas para qualquer campanha deverá ser composta por mulheres.


“Dias melhores virão, principalmente para a advocacia”, concluiu Ana Tereza.

Ralph de Andrade, diretor-tesoureiro da OAB Niterói, destacou a postura do presidente Claudio Vianna, de buscar a integração entre as Comissões da entidade.

“Estou muito feliz de ver na plateia integrantes de várias Comissões, apoiando o trabalho desenvolvido pela OAB Mulher. Isso eleva, mais ainda, a responsabilidade da OAB, não somente com os advogados, mas com a sociedade”, exaltou, citando o trabalho dos funcionários homenageados.


Marcelo Rei também falou da emoção de retornar ao auditório em um evento presencial, após o difícil e triste período da pandemia: “Vamos agradecer por estarmos vivos e rezar para que tudo volte ao normal o mais rápido possível”.

Helga Mansur elogiou o trabalho desenvolvido pela Comissão OAB Mulher, bem como o de todas as outras da entidade. E coube a Ana Tereza Basilio encerrar a tarde de homenagens:


“É muito gratificante estar nesta Subseção, a maior do Brasil, e ainda ser homenageada. Parabéns ao presidente Claudio Vianna e Helga Mansur, pela bela cerimônia.”


A Relação dos homenageados

Dr. Luciano Bandeira - Presidente da OAB/RJ 

Dra. Ana Teresa Basílio - Vice-presidente da OAB/RJ

Dr. Antonio José Barbosa da Silva - Ex-presidente da OAB Niterói

Dr. Aristides Augusto Carvalho De Rezende - Presidente da Comissão de Políticas Sobre Drogas e Prevenção Criminal

Dra. Carla Alessandra Sharon Menezes de Morais – Presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais

Dra. Karin Ferreira Dias Rangel - Presidente da Comissão de Apoio à Terceira Idade

Dr. Paulo Sérgio Dos Santos - Presidente da Comissão de Integração Comunitária

Dra. Simone Carvalho Torres De Oliveira - Presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana


Funcionários: 

Diana Santana Pereira 

Pablo de Barros Cabral


Convidados

Dra. Brunna de Souza Campos Peixoto

Dr. Ronaldo Vinhosa Nunes

Dr. Indio do Brasil

Diretor geral da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB Niterói


INTEGRANTES DA COMISSÃO OAB MULHER

Secretária: Dra. Eliane Regina de Araújo Martins Romêo


Delegadas:

Dra. Marcella Magalhães Silveira

Dra. Maria Olivia Gonçalves Marques

Dra. Aline Victor Mendes

Dra. Monique Correia de Almeida Sobrinho

Dr. Leonardo Brito Ximenes                                   

Dra. Eduarda Peres Gaspar

Dra. Paola Fernandes Barrozo


Colaboradores da Comissão OAB Mulher:

Sra. Gabriela Nasser de Oliveira

Dra. Dra. Thereza Christina Cypreste de Miranda       

Sr. Thiago Santos Valle 

Sra. Denize Martins Garcia

Sra. Mariah Lima da Cruz


Homenagem pela dedicação de seu tempo e trabalho para auxiliar a classe e a sociedade enquanto foi colaborador da Comissão OAB Mulher:

Adriana Corrêa Dantas Rodrigues da Silva (bacharel)

Marilia De Andrade Dutra (psicoterapeuta)

Richard David C. Junior (professor de artes marciais)     

 

Foto: Ulisses Franceschi

 

#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi # esaniteroi #cfoab #caarj