A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, promoveu, no dia 31 de agosto, mais uma solenidade de entrega de carteiras a novos advogados e estagiários de Direito, tendo como paraninfo Darcio Barbosa, diretor geral da Associação Brasileira de Advogados (ABA) do Estado de São Paulo, que foi recebido antes no gabinete da presidência.
Realizada no auditório da sede, a cerimônia foi conduzida por Pedro Gomes e Alessandra Ribeiro Guimarães, conselheira e presidente da Comissão de Seleção e Inscrição. Compuseram também a mesa: Roberto P. Oliveira, diretor geral da ABA Guarulhos; Maria Célia Toro Fernandez, diretora geral da ABA Niterói; Levy Colle Júnior, diretor-tesoureiro da OAB Itaboraí; Walkíria Quintela, conselheira da 16ª Subseção e diretora adjunta da ABA Niterói; Júnior Rodrigues, diretor geral da ESA Niterói e coordenador de publicações da ABA Nacional; Kelve Germano, delegado da Comissão de Direito Previdenciário da OAB Niterói, e Marcelo Ribeiro Martins, vice-presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas. A nova advogada Pamella Vieira de Souza foi a oradora da turma.
Pedro Gomes abriu a solenidade com uma exaltação:
“Hoje é um dia muito especial, quando vocês estarão recebendo a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil. Antes, porém, quero destacar o papel da Associação Brasileira de Advogados (ABA) e levar para a ABA São Paulo informações sobre a OAB Niterói, como por exemplo destacar que este prédio foi construído na época em que a cidade era a capital do antigo Estado do Rio de Janeiro, tendo como objetivo ser a Casa do Advogado, para que os colegas de cidades do interior que vinham à Niterói tivessem um local para se hospedar durante seu trabalho. É importante que vocês tenham em mente que aqui é a Casa de vocês”, citando ainda os serviços oferecidos para os advogados na sede:
“Temos o Escritório Compartilhado, o Peticionamento Eletrônico, Salas para Audiências Virtuais e a Escola Superior de Advocacia, onde vocês podem se atualizar e expandir seu conhecimento na advocacia, como por exemplo se especializando em novas áreas do Direito.”
Pedro Gomes ainda se estendeu:
“Quero falar aqui um pouco sobre a Associação Brasileira de Advogados, que não atua como concorrente da Ordem, mas sim de forma conjunta. Muitas vezes, membros da ABA fazem parte da estrutura da Ordem. A grande vantagem da ABA é fazer networking como forma de os advogados aumentarem seus relacionamentos, colaborando, trocando informações e ajudando no seu trabalho diário. É conhecer um novo núcleo de profissionais”, e exaltou:
“Aos novos advogados, advogadas, estagiários e estagiárias presentes, devo dizer que a nossa profissão é nobre e direcionada para quem tem coragem. Para ter êxito na advocacia é necessário não esmorecer. É difícil, é complicado, mas extremamente gratificante. Acredito que o sucesso chega. Basta acreditar, se dedicar, lutar e jamais deixar de sonhar. Parabéns a todos!”
A presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, destacou:
“Tenho grande satisfação de cumprimentar a todos. Diante do olhar de orgulho de tantos familiares e amigos presentes, não poderia deixar de enfatizar o quão honrada estou de conduzir esta solenidade. Tenho certeza que este será um dos dias que vocês lembrarão para sempre em suas vidas.”
Alessandra Guimarães disse ainda que “o ingresso nos quadros da Ordem não é uma mera certificação ou autorização profissional, é a possibilidade de se integrar em uma história antiga de luta em prol dos valores da justiça e da democracia”, e concluiu:
“A partir de hoje vocês serão pessoas que representarão a sociedade com ofício de defesa e pacificação. Terão a sabedoria de lidar com a escuta e representarão os valores sociais. Precisamos entender nosso papel no contexto social, mas sobretudo compreender que somos eternos aprendizes.”
Como paraninfo da turma, Darcio Barbosa destacou:
“Estou muito emocionado por estar aqui como paraninfo desta turma de novos advogados, na OAB Niterói. Minha história para o Direito começou na periferia de São Paulo e estar agora na primeira Casa do Advogado é extremamente gratificante. Ser paraninfo para colegas e ver no rosto de vocês a esperança de um Brasil melhor e de um mundo melhor. Somos todos iguais, filhos para a Justiça”, prestando uma homenagem aos formandos e aos pais, esposas e filhos que acompanharam a trajetória dos novos advogados, para que triunfassem e recebessem a Carteira da Ordem”, completando:
“Os tempos mudaram e a modernidade permite que vocês atendam seus clientes na Casa do Advogado. E a ABA oferece a seus associados uma universidade, com cursos de formação, incluindo a gestão pública. Acessem www.aba.com.br e venham fazer parte desta associação. Tenham muito orgulho de portar a carteira de identificação da Ordem dos Advogados do Brasil. De agora em diante, vocês passam a ser advogados. Cuidado, pois têm uma grande responsabilidade. Você tira o homem do cárcere, empregando a Justiça e a verdade, através do exercício do seu estudo e colaborando com o Estado Democrático de Direito. Tenham sempre em mente os princípios da ética, da disciplina e do Direito. Mantenham a integridade e lembrem sempre do primeiro mandamento do advogado: Nunca deixe de estudar. Faça e aconteça.”
Por fim, concluiu o paraninfo:
“Deixo aqui uma frase de um presidente da OAB do Estado de São Paulo: A partir de hoje vocês estão integrando uma família real, consanguínea. Para mim, a advocacia é a profissão mais linda e sublime que existe. Meu tipo de sangue é OAB”.
Fotos: @ulissesfranceschiphoto
#advogado #advocacia #oabrj#oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj