NOTÍCIA

OAB Niterói entrega carteiras a novos advogados e estagiários Direito em solenidade que teve como paraninfo o juiz Alexandre Chini

A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, promoveu, na segunda-feira, dia 26, mais uma solenidade de entrega de carteiras a novos advogados e estagiários de Direito. O paraninfo foi o juiz Alexandre Chini, do 1º JEC de Niterói e presidente do Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje).

Realizada no auditório da sede, a cerimônia foi conduzida por Pedro Gomes e Alessandra Ribeiro Guimarães, conselheira e presidente da Comissão de Seleção e Inscrição.

Compuseram também a mesa: Rafael Adonis, secretário municipal de Direitos Humanos; juíza Ana Paula Cabo, procuradora Renata Cabo; André Rabelo, presidente da Comissão do Desenvolvimento do Mar – Direito Marítimo, Estaleiros, Terminal Privado e Navegação; Ana Cristina Melo Cardoso, presidente da Comissão Artística e Cultural; Karin Ferreira Dias Rangel, vice-presidente da Comissão de Apoio à Terceira Idade; Mayrielly Wiltgen, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e Irlamara Pimentel Cabral, delegada da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A nova advogada Luísa Gonçalves Cruz foi a oradora da turma.

Pedro Gomes abriu a solenidade com uma exaltação:

 “Hoje é um dia muito especial, quando vocês estarão recebendo a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil. Parabéns pela conquista, de grande importância para a vida de vocês, e pelo início de uma carreira que considero maravilhosa. Trata-se de uma enorme vitória. É necessário muito foco e determinação para ser aprovado no exame de Ordem. Sei o quanto vocês estudaram e batalharam para alcançar este objetivo. A prova, realmente, não é para qualquer um. Sejam muito bem-vindos à nossa Casa do Advogado”, e acrescentou:

 “Espero que frequentem nossa instituição e conheçam os serviços oferecidos pela OAB Niterói, como: Peticionamento Eletrônico, Escritório Compartilhado, Sala de Audiência Virtual e Digitalização de Processos do TRT.”

Ele ainda lembrou que a Escola Superior de Advocacia (ESA) oferece cursos gratuitos e pagos, com o objetivo de capacitar e atualizar os advogados para melhor atuarem.

A presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, destacou:

“Tenho grande satisfação de cumprimentar a todos. Diante do olhar de orgulho de tantos familiares e amigos presentes não poderia deixar de enfatizar o quão honrada estou de conduzir esta solenidade. Tenho certeza que este será um dos dias que vocês lembrarão para sempre em suas vidas.”

Alessandra Guimarães disse ainda que “o ingresso nos quadros da Ordem não é uma mera certificação ou autorização profissional, é a possibilidade de se integrar em uma história antiga de luta em prol dos valores da justiça e da democracia”, e concluiu:

“A partir de hoje vocês serão pessoas que representarão a sociedade com ofício de defesa e pacificação. Terão a sabedoria de lidar com a escuta e representarão os valores sociais. Precisamos entender nosso papel no contexto social, mas sobretudo compreender que somos eternos aprendizes.”

Como paraninfo da turma, o juiz Alexandre Chini destacou:

“Lembro, com grande alegria, do tempo em que exerci a advocacia por mais de duas décadas, inclusive tendo sido membro de várias Comissões desta Casa. Hoje no Poder Judiciário, cumprindo outra missão, de interpretar o Direito como magistrado, não me esqueço de todos aqueles que juntos trabalham em busca de uma advocacia respeitada e de uma cidadania plena. De minha parte não escondo de ninguém: sou um eterno apaixonado pela Advocacia e pelo Poder Judiciário. A OAB é uma das mais tradicionais e atuantes instituições.”

Ele ainda acrescentou:

“Por outro lado, não poderia deixar de consignar que agir em conformidade com o Direito nem sempre é o caminho mais fácil, pois, não raras vezes, o clamor das ruas, a exaltação popular e o desejo momentâneo das massas não compreendem que o Estado Democrático de Direito demanda a fiel observância das normas postas. E, nesses momentos difíceis, é necessário que a Ordem dos Advogados do Brasil, com a sua credibilidade, angariada em anos e anos de luta em prol da sociedade, tenha uma orientação firme e um posicionamento inabalável, de que não podemos desbordar dos comandos de nossa Constituição Federal”, finalizando:

“Congratulo-me com todos os que aqui estão presentes e desejo sucesso aos novos advogados e advogadas, que têm a missão de garantir as prerrogativas da Advocacia, contribuindo, assim, para a consolidação do Estado de Direito, imprescindível para a democracia e o exercício da cidadania”.

Fotos: @ulissesfranceschiphoto

#advogado #advocacia #oabrj#oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj