NOTÍCIA

OAB Niterói entrega carteiras a novos advogados e estagiários Direito em solenidade que teve como paraninfo Marcelo Gouvea, presidente da OAB Petrópolis

A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, promoveu, na segunda-feira, dia 24, mais uma solenidade de entrega de carteiras a novos advogados e estagiários de Direito. O paraninfo foi Marcelo Gouvea Schaefer, presidente da OAB Petrópolis.

Realizada no auditório da sede, a cerimônia foi conduzida por Pedro Gomes e pela conselheira e presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, Alessandra Ribeiro Guimarães.

Compuseram também a mesa: Hélio Moura, assessor da presidência da OAB Petrópolis e assessor especial de Relações Institucionais do DAS; Maria José Gomes, procuradora geral e conselheira da OAB Niterói; Ronaldo Vinhosa, procurador da OAB Niterói; o advogado Angelo Hippertt e Patrícia Marinho, conselheira e relatora da Comissão de Ética e Disciplina.

A nova advogada Monique Dias Blackman da Silva foi a oradora da turma.

Pedro Gomes abriu a solenidade com uma exaltação:

 “Parabéns às novas advogadas e advogados. Trata-se de uma enorme vitória. É necessário muito foco e determinação para ser aprovado no exame de Ordem. Sei o quanto vocês estudaram e batalharam para alcançar este objetivo. A prova, realmente, não é para qualquer um. Sejam muito bem-vindos à nossa Casa do Advogado”, e acrescentou:

 “A Casa do Advogado está de portas abertas para vocês. Espero que frequentem nossa instituição e conheçam os serviços oferecidos pela OAB Niterói, como: Peticionamento Eletrônico, Escritório Compartilhado, Sala de Audiência Virtual e Digitalização de Processos do TRT.”

Ele ainda exaltou que a Escola Superior de Advocacia (ESA) oferece cursos gratuitos e pagos, com o objetivo de capacitar e atualizar os advogados para melhor atuarem.

A presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, destacou:

“Tenho grande satisfação de cumprimentar a todos. Diante do olhar de orgulho de tantos familiares e amigos presentes não poderia deixar de enfatizar o quão honrada estou de conduzir esta solenidade. Tenho certeza que este será um dos dias que vocês lembrarão para sempre em suas vidas.”

Alessandra Guimarães disse ainda que “o ingresso nos quadros da Ordem não é uma mera certificação ou autorização profissional, é a possibilidade de se integrar em uma história antiga de luta em prol dos valores da justiça e da democracia”, e concluiu:

“A partir de hoje vocês serão pessoas que representarão a sociedade com ofício de defesa e pacificação. Terão a sabedoria de lidar com a escuta e representarão os valores sociais. Precisamos entender nosso papel no contexto social, mas sobretudo compreender que somos eternos aprendizes. Espero que vocês tenham sucesso na carreira. Não deixem de se integrar à nossa Casa”.

Como paraninfo da turma, o advogado Marcelo Gouvea destacou:

“É uma honra estar aqui na OAB Niterói, como paraninfo desta turma de novos advogados e estagiários de Direito. Agradeço ao presidente Pedro Gomes pelo convite e saúdo todos os colegas presentes, incluindo Dr. Júnior Rodrigues, diretor geral da ESA. Hoje falo aqui para o mesmo número de advogados que recebem carteira na OAB de Petrópolis durante o ano todo. Estamos na maior Subseção do país. Trata-se de um grande desafio e parabenizo o presidente e a todos que estão à frente da 16ª Subseção”, acrescentando:

“Se estão aqui hoje é porque um dia sonharam em ter esta carteira da Ordem, fazer parte deste grupo seleto, cuja profissão é reconhecida pela Constituição Federal. Diferente de muitos que sonharam, vocês deram um passo a mais e conquistaram sua carteira. Quantos colegas não concluíram a faculdade e ficaram pelo meio do caminho? Vocês perseveram e alcançaram seu objetivo. Guardem este sentimento de vitória. Parabéns e continuem a estudar! O Direito é feito de ciclos e precisamos estar sempre nos atualizando”.

Foto: @ulissesfranceschiphoto

#advogado #advocacia #oabrj#oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj