NOTÍCIA

OAB Niterói entrega carteiras a novos advogados e estagiários de Direito. Presidente da Subseção Nova Friburgo foi o paraninfo

A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, promoveu na segunda-feira, dia 12, mais uma solenidade de entrega de carteiras a novos advogados e estagiários de Direito. O paraninfo foi Alexandre Valença de Lima, presidente da OAB Nova Friburgo.

Realizada no auditório, a cerimônia foi conduzida por Pedro Gomes. Antes, porém, o paraninfo foi recebido no gabinete da presidência e fez um tour pela sede da OAB Niterói. 

O novo advogado Alexandre Magno Antunes foi o orador da turma. Compuseram também a mesa: Jeane Viviani, conselheira e presidente da Comissão de Ação Social e Integração Comunitária; Monique Lomelino, delegada da Comissão de Sistemas de Gestão de Conflitos; Cátia Barros Gomes, delegada da Comissão de Estudos Previdenciários para Servidores Públicos; Peterson Oliveira, conselheiro; Sérgio Lima da Silva, advogado trabalhista; André Gil, advogado civilista, e Flávio Ribeiro, advogado que recebeu a carteira da Ordem recentemente.

“Parabéns às novas advogadas e advogados. Trata-se de uma enorme vitória. É necessário muito foco e determinação para ser aprovado no exame de Ordem. Sei o quanto vocês estudaram e batalharam para alcançar este objetivo. A prova, realmente, não é para qualquer um. Acreditem, pois a advocacia é uma profissão para quem tem coragem. Sejam muito bem-vindos à nossa Casa do Advogado, que está de portas abertas para vocês”, exaltou Pedro Gomes, acrescentando:

“Espero que frequentem nossa instituição e conheçam os serviços oferecidos, como: Peticionamento Eletrônico, Escritório Compartilhado, Sala de Audiência Virtual e Digitalização de Processos do TRT.”

Ele ainda ressaltou que a Escola Superior de Advocacia (ESA) oferece cursos gratuitos e pagos, com o objetivo de capacitar e atualizar os advogados para melhor atuarem.

Convidado para compor a mesa, Flávio Ribeiro falou sobre sua experiência de estudar enquanto trabalhava como camelô e exaltou a perseverança quando se deseja alcançar um objetivo na vida:

“Garanto para vocês que a ciência do Direito é linda. É tirar leite de pedra. Sou um ex-camelô com muita honra. A maior parte dos cinco anos da minha graduação estudei na rua, com o celular no ouvido.  Pensei: a prova da OAB não pode ser maior que eu. É difícil, tem que se preparar e se dedicar muito, mas ela não é imbatível, basta preparar-se. Receber esta carteira vermelha é uma vitória.”

Como paraninfo da turma, Alexandre Valença de Lima exaltou:

“Quero falar de três coisas: sonho, realização e a responsabilidade sobre a qual esta realização recai. Sobre sonhos, hoje temos aqui um momento de realização. Tenho certeza de que vocês que estão recebendo sua carteira hoje trouxeram pessoas que fazem parte deste sonho. É esta pessoa que vai te acompanhar e socorrer nesta luta de início de carreira. Não é simples, mas você está plantando. É tempo de acordar cedo, sujar as mãos e se cansar no sol, mas trata-se de um período imprescindível”, e completou:

“Lido também com colegas que não conseguiram, pois é difícil. Hoje vocês estão sendo qualificados como instrumentos de justiça, saem daqui realizados. Este é o último ato solene, orgulhem-se desta carteira. Estão iniciando um novo projeto. Agora saem daqui prontos para iniciar um novo sonho. Esta realização exigirá muito de vocês: dedicação, compromisso e ética. Aquilo que se planta é o que se colhe. Não esqueçam de reler o Estatuto e o Código de Ética, para iniciarem a carreira conscientes.”

O paraninfo encerrou:

“Tenham no coração algo muito importante: já realizaram um sonho e estão começando outro. Jamais o abandonem. Sonhar por um Estado melhor, por um país melhor e pela capacitação. Vocês são o instrumento para esta realização. O sonho é o instrumento e os instrumentos são decisivos para passarem pelos momentos difíceis. Saibam que a advocacia traz muita alegria”.

Fotos: @ulissesfranceschiphoto

#advogado #advocacia #oabrj#oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj

@dr.pedro_gomes