NOTÍCIA

OAB Niterói empossa a Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil em solenidade seguida de palestra sobre ‘A reparação negra no Brasil’

A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, deu posse no dia 16 de maio à Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, que tem como presidente Luiz Henrique de Oliveira Júnior, conselheiro da entidade.

A solenidade ocorreu no auditório e foi seguida de coquetel no Salão Nobre. Também tomaram posse os delegados Ana Paula Rosa da Silva Melo, Denis Ribeiro dos Santos e Matilde Carone Slaibi Conti, conselheiros da entidade; Thays dos Santos Pinto e Paulo Henrique Antônio Lima. A Comissão também tem como delegada indicada a conselheira Denice Tereza da Silva Jardim.

Após a posse houve palestra sobre “A reparação negra no Brasil”. Com abertura de Pedro Gomes e mediação de Luiz Henrique de Oliveira Júnior, o evento teve como expositor Humberto Adami, presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da OAB/RJ e presidente da Comissão de Igualdade Racial do IAB.

A mesa foi composta por: Mônica Alexandre Santos, secretária adjunta da OAB/RJ; Vânia Bruno, Carlos Alberto Lima de Almeida e Luciene Saldanha, vice-presidente, secretário geral e secretária adjunta da OAB Niterói, respectivamente; Edmee da Conceição Ribeiro Cardoso, diretora-secretária de Diversidade e Reparação Social e membro da Comissão de Igualdade Racial do IAB; Jaqueline dos Santos, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Niterói; e a corregedora do Tribunal de Ética da OAB/RJ e presidente da Advocacia Preta Carioca, Angela Borges Kimbangu. 

 “É uma honra receber o Dr. Humberto Adami na OAB Niterói. Uma pessoa por quem tenho profunda admiração”, afirmou Pedro Costa ao abrir a solenidade, acrescentando:

“Quero destacar aqui o talento do Dr. Luiz Henrique de Oliveira Júnior. Nos conhecemos na época de estudante. Desejo muita sorte nesta caminhada e acredito que fará um excelente trabalho. Chegou na OAB Niterói e mostrou a que veio, assumiu estra liderança e está sendo reconhecido. Sucesso!”

Luiz Henrique de Oliveira Júnior agradeceu e destacou:

“Antes de tudo, tenho que registrar que reparação da escravidão é reconhecer o valor das pessoas e saber que não chegamos a lugar algum sozinho. A primeira saudação vai para os meus amigos, delegados da Comissão, que não hesitaram em aceitar o convite para fazer parte da equipe. Na maioria são conselheiros da OAB Niterói. A segunda saudação é para minha esposa, assessora jurídica da FAB, que muito me auxilia; a terceira é para a Advocacia Preta Carioca, que me deu acesso a pessoas relevantes do mundo jurídico, bem como o Coletivo Carioca e meu sócio, Dr. Carlos Alberto, além de todos que estão aqui nos prestigiando, e meu sogro, Dr. Waltair Costa de Oliveira, que sempre me apoiou nesta jornada”.

Ele ainda acrescentou que agradecia, ao Dr. Humberto Adami, “que me orientou e vem me ajudando na criação da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil na OAB Niterói. Ele nos apoiou e nos auxilia sempre. Reparação é o relacionamento com todas as pessoas”.

Angela Borges Kimbangu disse:

“É muito importante para mim estar aqui, na maior Subseção do país. Estou pronta para apoiar sempre os nossos colegas. Como uma mulher de Ordem, advogada militante, quero saudar o Dr. Luiz Henrique, um orgulho para a advocacia preta carioca, juntamente com a Dra. Jaqueline Cristina, presidente da Comissão de Igualdade Racial. Tenho certeza de que que farão um excelente trabalho.”

Humberto Adami destacou os heróis e a importância da tradição negra no Brasil:

“A pauta da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Brasil é muito mais ampla que a Comissão da Igualdade Racial, que aborda o dia a dia. Já a Comissão da Verdade tem que ir além, buscar o passado que foi esquecido e, muitas vezes, furtado patrimonialmente”, lembrando a demarcação dos quilombos, reafirmando seu apoio à Comissão da 16ª Subseção e parabenizando o presidente Pedro Gomes por sua instalação. 

Estiveram presentes no evento: a secretária de Igualdade Racial do Município de Niterói, Gloria Anselmo; a gerente da Rede Mediar do Pacto Contra a Violência de Niterói, Joana Raphael; o presidente do Instituto de Pesquisa Culturas Negras, Márcio Madeira; Larissa Fernandes e Vinícius Mesquita Martins, orientadores de prática da Faculdade Estácio de Sá; Henrique Batista Santana, presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da OAB São Gonçalo, e Clélia Blanco, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Méier.

Da OAB Niterói compareceram os seguintes conselheiros e presidentes: Waltair Costa de Oliveira, da Comissão de Apoio à Terceira Idade; Denis Ribeiro dos Santos, da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas; Andrea Kraemer, da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, e Leandro Rabello, da Comissão de Esporte, Lazer e Saúde, além de Júnior Rodrigues, diretor geral da ESA Niterói; e Fernando José Dias, conselheiro e diretor do Departamento de Cultura e Eventos.

Ao final houve sorteio do livro “Discriminação e Preconceito”, da conselheira e delegada da Comissão, Matilde Carone Slaibi Conti.

Fotos: @ulissesfranceschiphoto

#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj