NOTÍCIA
A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, empossou no último dia 4 a Comissão de Acompanhamento e Fomento de Políticas Públicas do Sistema Prisional, recém-criada na entidade. Além do presidente, a solenidade, realizada no auditório da entidade, contou com a presença de Luciene Saldanha, secretária adjunta; Maria José Gomes e Ronaldo Vinhosa, procuradora geral e procurador, respectivamente, da OAB Niterói. O cerimonial ficou a cargo de Júnior Rodrigues, diretor geral da ESA Niterói. Também presente, Patrícia da Silva, coordenadora geral do Escritório Social.
Renata Cristina Pereira Gomes Egito tomou posse como presidente e Priscilla da Conceição Nascimento Silva como vice-presidente da Comissão de Acompanhamento e Fomento de Políticas Públicas do Sistema Prisional, composta pelos delegados Manoel Barbosa de França Júnior, Larissa Fernandes Nunes de Souza, Vinícius Mesquita Martins e Danielle Oliveira Martins da S. Coutinho, além dos colaboradores Marcos Leandro Lemos Almeida Egito, Angela Celia da Silva e Edenilson Santos de Souza, que deu seu depoimento como egresso do sistema prisional e atualmente está no 3º mandato como presidente da Associação de Moradores e Amigos do Jacaré, em Piratininga, e foi muito aplaudido.
De acordo com a presidente Renata Egito, a Comissão tem por objetivo primordial auxiliar a direção da OAB Niterói nos trabalhos, conforme acordos de mútua cooperação técnica a serem firmados entre o município de Niterói, Conselho Nacional de Justiça, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, em ação política denominada Escritório Social.
“Caberá a essa Comissão auxiliar na divulgação do Escritório Social e seus respectivos serviços, fomentando alinhamento de ações; acompanhar e promover a utilização do Escritório por parte dos egressos residentes em Niterói, sem prejuízo da prestação da assistência jurídica escolhida por estes, e participar das atividades e projetos desenvolvidos por ocasião da implantação do mesmo. Além disso, a Comissão irá fomentar ações para o pleno desenvolvimento psicossocial e reinserção social do egresso, em parceria com instituições governamentais ou não; vai apoiar projetos voltados ao egresso condenado pela prática de violência doméstica contra a mulher; atuar junto às universidades presentes no município em cursos afins, fomentando ampla divulgação da OAB Niterói”, destacou Renata Egito.
Ao dar posse à Comissão, Pedro Gomes afirmou:
“Recebi a Dra. Renata Egito em meu gabinete, para expor a proposta da Comissão e me interessei pelo fato de saber o quanto esse serviço é importante para a sociedade e o que pode ser realizado. Os egressos da carceragem têm que ser acolhidos, para que possam retomar sua vida. Inclusive, o Município vê esta questão com bons olhos. Desejo sucesso nesta importante missão. Sejam todos muito bem-vindos à Casa do Advogado”.
“Renata Egito agradeceu ao presidente pela oportunidade:
“Agradeço ao Dr. Pedro Gomes por acreditar em nossa proposta e a todos que vêm trabalhando nesta ideia comigo. Tive muita experiência nesta área criminal. Antes de sermos advogados, somos cidadãos. E como pessoas vemos quanta dificuldade existe hoje no mundo, principalmente de se conseguir emprego após ter passado pelo sistema prisional e cumprir pena. Nosso propósito é exatamente inserir essas pessoas novamente na sociedade e no mercado de trabalho, trazendo dignidade; retomarem e estarem amparadas pela sociedade. Enquanto profissionais do Direito, temos este papel.”
Fotos: @ulissesfranceschiphoto
#advogado #advocacia #oabrj#oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj