NOTÍCIA

OAB Niterói dá posse à Comissão Especial para os Direitos dos Autistas e seus Familiares

A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, empossou a Comissão Especial para os Direitos dos Autistas e seus Familiares, recém-criada. Renata de Oliveira Esteves assumiu a presidência e Samanta Andrade Simões de Moura, a vice-presidência.

Realizada no auditório da entidade, a cerimônia foi conduzida por Pedro Gomes. Além da presidente e vice-presidente empossadas, a mesa foi composta por: Antonia Aureliana Alencar Rogério, delegada da mesma Comissão; Mayrielly Wiltgen, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Niterói; Luís Valério Neto e Andrea Assis, presidente e vice-presidente da Comissão de Direitos dos Autistas e seus Familiares da OAB Barra da Tijuca; Felipe Nilo, terapeuta esportivo, e Fernanda Rocha, psicóloga especializada na inclusão social e autonomia para adolescentes e adultos.

Também presentes: Maria Auxiliadora Espíndola, vice-presidente da Comissão Artística e Cultural; Maria Célia Toro Fernandez, presidente da Comissão Especial de Governança e Compliance, ambas da OAB Niterói; Sandra Cerqueira, psicóloga especialista em autismo e diretora da Clínica Escola Metamorfose, e Elaine Batista, assistente terapêutica, além dos filhos autistas dos integrantes da Comissão que tomaram posse.

“Nossa Casa do Advogado é uma casa cidadã. Por isso, a proposta de criar esta nova Comissão Especial para os Direitos dos Autistas e seus Familiares é tão importante. No que depender da presidência da 16ª Subseção, estaremos sempre abertos para cooperar e divulgar suas ações. Fiquei sabendo que esta Comissão já existe na Subseção da Barra da Tijuca. Parabéns pela brilhante iniciativa!”, declarou Pedro Gomes.

Renata Esteves agradeceu e falou sobre sua experiência como mãe de autista:

“Agradeço a Deus e minha família. Sexta-feira passada, dia 4, foi um dia extremamente marcante para mim. Há exatamente um ano recebi o diagnóstico do meu filho Benjamin, aqui presente, dentro do Transtorno do Espectro Autista. Foi o dia em que nasci como mãe atípica”, acrescentando:

“A criação da Comissão Especial para os Direitos dos Autistas e seus Familiares, na gestão do Dr. Pedro Gomes, proporciona à comunidade autista mais uma frente de representatividade e voz no município. É uma honra tomar posse como presidente desta Comissão, incluindo todos os integrantes: vice-presidente, delegados e colaboradores. Gratidão, Dr. Pedro Gomes, e à OAB Niterói, por proporcionar esse marco para as famílias TEAs, juntamente com o apoio da presidente da Comissão do Direito das Pessoas com Deficiência @may.”

Ela ainda completou dizendo que a criação da Comissão se faz necessária e citou estatísticas:

“Uma em cada 44 crianças aos 8 anos de idade, nos Estados Unidos, é diagnosticada com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), segundo relatório do CDC (Centro de Controle de Doenças e Prevenção), publicado em 2 de dezembro último. O número, com dados de 2018, representa um aumento de 22% em relação ao estudo anterior (era 1 para 54, divulgado em 2020). Numa transposição dessa prevalência (de 2,3% da população) para o Brasil, teríamos hoje cerca de 4,84 milhões de autistas no país. Porém, ainda não temos números de prevalência de autismo no Brasil”, citou completando:

“Assim, diante dessa grande demanda, precisamos trazer informação, conhecimento, profissionalização e capacitação, em busca de uma sociedade mais inclusiva”, exaltou Renata, agradecendo a presença do presidente e da vice-presidente da Comissão dos Direitos dos Autistas e seus Familiares da OAB Barra da Tijuca.

A Comissão Especial para os Direitos dos Autistas e seus Familiares é composta ainda pelos seguintes delegados: Daniela Oliveira Athayde Carvalho, Raquel Renata Cubilla do Amaral, Rafael Alexandre Loja Vitorino, além dos colaboradores Daiana Angélica Guimarães da Silva, Felipe Sousa Nilo Mendes, Michelle Azambuja Araújo Mendes e Fernanda Rocha de Morais.

#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj