A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, elaborou uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Pessoa Idosa. Coordenado pela Comissão de Apoio à Terceira Idade, presidida por Waltair Costa de Oliveira, com Karin Ferreira Dias Rangel na vice-presidência, o evento acontece de 3 a 7 de outubro, com uma programação diversificada, incluindo palestras com temas voltados para a pessoa idosa.
Realizada no auditório da sede, a abertura da programação, no dia 3, contou com Pedro Gomes e a presença do secretário municipal do Idosos, José Antônio Toro Fernandez (Zaf), além de Waltair Costa de Oliveira, Karin Ferreira Rangel e José Arteiro dos Santos, advogado aposentado, com mais de 30 anos atuando na Caixa Econômica Federal. A palestrante foi a geriatra e cardiologista, fundadora do Point do Idoso e membro da Comissão de Apoio à Terceira Idade, Fátima Christo, que abordou o tema “Velhice não é doença”.
Houve participação especial do coral da Associação dos Professores Inativos da UFF (Aspi-UFF), formado por ex-professoras da universidade, pensionistas e amigos, que encantou a todos interpretando músicas como “Dia Branco”, de Geraldo Azevedo e Renato Rocha, sob a regência do maestro Joabe Ferreira.
Estiveram presentes, como convidadas especiais, Ana Carolina e Ana Beatriz Monnerat Fioravanti, que receberam uma homenagem póstuma dedicada ao pai delas, Marcos Fioravanti, advogado e ex-presidente da Comissão de Apoio à Terceira Idade, falecido recentemente. Emocionada, ambas agradeceram à entidade pelo importante tributo a seu pai, que tanto fez pelos idosos.
“Era um idealista e um grande humanista”, disse Ana Carolina Fioravanti.
Pedro Gomes se expressou:
“Estou muito orgulhoso de estar aqui, à frente deste importante evento. Se hoje estamos aqui é por causa de vocês. Fui educado por minhas avós, que me ensinaram a respeitar os idosos, o que nos torna uma pessoa melhor, e passo esta mensagem para meu filho. O respeito tem que prevalecer em nossa sociedade, ao ser semelhante, independentemente da idade. Assim teremos uma nação melhor”, e acrescentou:
“Hoje é um dia especial para a OAB Niterói. Segundo informação do Dr. Waltair, pela primeira vez na 16ª Subseção comemora-se o Dia do Idoso com uma semana inteira de atividades. Não sei se esta data foi comemorada em outras Subseções e isto é um motivo de orgulho para nós. Fico muito envaidecido por ser na minha gestão. É um privilégio estar participando deste evento ao lado do Dr. Waltair.”.
Waltair Costa também enalteceu a importância da comemoração:
“Agradeço ao presidente Pedro Gomes pela oportunidade de comemorarmos pela primeira vez a Semana do Idoso. Ou seja: para esta Subseção, o idoso é tão importante que não basta tão somente um dia para homenageá-lo. Agradecemos a esta Subseção por entender que sem o idoso não chegamos a lugar nenhum. Os nossos antepassados é que cavaram e armaram o nosso caminho, ou seja, sedimentaram nosso caminho para que pudéssemos chegar aqui hoje. Se estou aqui, muitos dos meus antepassados trabalharam, lutaram, sofreram e morreram para que eu chegasse aqui.”
Karin Ferreira Dias Rangel também destacou:
“Gostaria de agradecer a presença de todos e ao nosso presidente, pela oportunidade ímpar de realizar esta comemoração. Estamos empenhados para realizar o melhor possível. Além disso, estou aqui como vice-presidente da Comissão e para homenagear o Dr. Marcos Fioravanti, a quem aprendi a admirar. Ele sempre esteve ao meu lado e atencioso com todos. Desenvolvemos uma amizade, nos encontramos na OAB Niterói. Como presidente da Comissão do Idoso, ele me chamou para ser delegada e trabalhar a seu lado. Eu me interessei pelo tema e passei a ouvi-lo como pessoa e profissional”, acrescentando:
“Os jovens têm muito a aprender com os idosos, que trazem consigo uma história de vida.”
José Antônio Toro Fernandez (Zaf) também deu seu depoimento:
“É muito bom estar aqui no dia de hoje, iniciando a semana com este evento emocionante. Esta parceria da Secretaria com a OAB Niterói tem sido muito importante, pois podemos agregar serviços para as pessoas idosas. Há pouco assinamos um convênio oferecendo orientação jurídica aos idosos. Está dando certo e estamos colhendo frutos. A Secretaria também aprovou o projeto ‘Niterói 60 anos’ e temos Coral do Idoso, a caravana cultural e a ginástica gratuita em diversos locais da cidade”, completando:
“Se estamos aqui hoje é graças aos nossos antepassados e estamos tentando devolver o que fizeram por nós. Não tive muito contato com o Dr. Marcos Fioravanti, mas sei que era uma pessoa maravilhosa, que se dedicou muito ao nosso Conselho, que conseguimos montar novamente e do qual a OAB Niterói faz parte, e estamos com várias políticas públicas para serem discutidas e implementadas. Vamos avançar muito. Quero destacar que o Dr. Fioravanti foi um precursor nesta luta pelos direitos do idoso, desde o início do Conselho”.
Dr. José Arteiro dos Santos, representando os idosos, agradeceu emocionado a homenagem.
A palestrante Fátima Christo destacou:
“Envelhecer não é adoecer. O idoso não quer pires na mão e sim empoderamento. Quer se sentir vivo e respeitado pela sociedade”, e deixou no ar a pergunta:
“Quando começamos a envelhecer?”
Para encerrar, a geriatra ressaltou a importância de o idoso integrar-se à vida, deixando de lado o preconceito de que não merece se divertir, exercitar-se e participar das atividades sociais, incluindo namoro e vida sexual ativa.
“Os sonhos não envelhecem”, sentenciou.
Presentes ainda ao evento: a professora Ilca de Castro, vice-presidente da Aspi-UFF; Márcia Denise Pereira da Silva, enfermeira-chefe da ILPI Aconchego; Cláudia Márcia Ferreira da Cunha, fonoaudióloga representante da ILPI 4 Irmãos e Aconchego; Tania Mara Delatorre, representando alunos do Campo de São Bento – Projeto 60 UP da Secretaria do Idoso; Ana Cristina Melo Cardoso, conselheira e presidente da Comissão Artística e Cultural; Maria Auxiliadora Espíndola, conselheira e diretora-secretária da ESA Niterói; Maria Célia Toro Fernandez, conselheira e presidente da Comissão Especial de Governança e Compliance; Jaqueline Cristina da Silva Santos, conselheira e presidente da Comissão de Igualdade Racial, e Anderson Freire, diretor geral da Universo e delegado da Comissão de Sistemas de Gestão de Conflitos.
Fotos: @ulissesfransechiphoto
#advogado #advocacia #oabrj#oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj