ARTIGO – Comissão de Gestão e "Coaching" Jurídico da OAB Niterói

O COACHING JURÍDICO COMO FORMA DE AUXILIAR ADVOGADOS NA GESTÃO DO ESCRITÓRIO NESSE NOVO NORMAL

Data da Publicação: 12 de Agosto de 2020

Realmente esse ano de 2020 está sendo um ano diferente. Muitas pessoas pararam, mas nós advogados continuamos atuando.

O mundo foi demasiadamente impactado pela pandemia, pelo isolamento e pela necessidade de reinvenção.

Saímos da nossa zona de conforto e precisamos adquirir novas competências e pensarmos em novas formas de atuar.

Nós, advogados, que já havíamos experimentado a migração dos processos físicos para os virtuais, agora estamos tendo que lidar com audiências virtuais, reuniões com nossos clientes e empresas através das ferramentas de vídeochamada e até mesmo trabalhar de casa de forma isolada ou com nossos colaboradores.

Esse novo normal, que impactará nossas relações profissionais e interrelacionais, traz uma série de desafios. Para auxiliar os colegas advogados, esta Comissão vem oferecer algumas sugestões e reflexões de grande valia para a nossa classe.

No meio empresarial difunde-se muito a questão da capacidade produtiva e metas de vendas a serem constantemente batida.

Assim, o "coaching" jurídico pode ser visto como um treinamento para otimizar ganhos e aumentar a produtividade.

Não importa se você é advogado, magistrado, promotor, defensor público ou servidor do Poder Judiciário, todos almejam uma forma de organizar o trabalho para obter maior produtividade. Neste viés, o "coaching" jurídico apresenta ferramentas para aprimorar processos, organizar tarefas, e estabelece metas, orienta o "coachee" a alcançar consistentemente seus objetivos.

O "coaching" jurídico trabalha no autoconhecimento do profissional, promovendo mudanças necessárias em sua conduta pessoal e no trabalho. Identifica oportunidade, aprimora habilidades, desenvolve competências e organiza sua rotina, de modo a levar o profissional a atingir os resultados esperados.

Em síntese bem apertada, podemos dizer que o treinamento estrutura um planejamento estratégico e um plano de ação, define claramente objetivos e como o "coachee" vai chegar até eles.

Quantas vezes definimos metas de forma equivocada, escolhemos processos morosos, simplesmente por falta de orientação. Então, uma visão externa sobre nossa rotina e atividades pode contribuir por demais para restabelecermos nossas prioridades.

O "coaching" jurídico contribui para melhor visualizar as oportunidades e ameaças do mercado de trabalho, competências que precisam ser desenvolvidas para obtenção de produtividade.

O "coaching" jurídico dá soluções personalizadas ao "coachee", utilizando ferramentas comprovadamente eficazes, mas adaptando-as ao perfil, habilidades, competências e necessidades do "coachee", motivo pelo qual a metodologia tem tanto sucesso.

O "coaching" jurídico trabalha a melhoria da gestão do tempo, evita problemas de saúde, trabalha a disciplina, engaja a equipe.

*Comissão de Gestão e "Coaching" Jurídico da OAB Niterói

Presidente: Gisele Bastos Vieira Marins

Delegados: Alberto Veiga Marins, Vicente Bruno Filho, Fernando Camargo Soares Neto e Marcella Coutinho Dias da Costa

Colaboradoras: Ana Lúcia Araújo Martelo Lucas (Psicóloga e especialista em Inteligência Emocional), Júlia Helena de Lima Cardoso (Especialista em posicionamento de marcas e mídias sociais)

#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi #cfoab