NOTÍCIA
A Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB Niterói recebeu nesta segunda-feira, dia 14, o juiz Alexandre Chini para marcar o início das atividades de 2022 com a aula inaugural, abordando o tema “Os processos restaurativos de conflitos e boas práticas em vigor no Brasil”.
Realizada no auditório da entidade, a solenidade foi aberta pelo presidente da OAB Niterói, Pedro Gomes, tendo ao seu lado, na mesa, os seguintes integrantes da 16ª Subseção: Vânia Maria da Cunha Bruno, vice-presidente; Luciene Saldanha Araújo, secretária adjunta; Matilde Carone Slaibi Conti, conselheira e procuradora; Júnior Rodrigues e Maria Auxiliadora Teixeira Espíndola, diretor geral e diretora-secretária da ESA Niterói, respectivamente; além de Helen Franceschini, conselheira da OAB/RJ.
Alexandre Chini é membro da Comissão de Mecanismos Alternativos e Restauradores de Resolução de Conflitos e Tribunais de Álcool e Drogas da Cúpula Judicial Ibero-Americana (Cumbre), juiz auxiliar da presidência do STJ e presidente do Fórum Nacional de Juizados Especiais Cíveis (Fonage).
Também presente à cerimônia sua esposa, Ana Paula Cabo Chini, juíza do 3º Juizado Especial Cível de Niterói, e seu filho, Antonio Chini, acadêmico de Direito; Maria Célia Toro Fernandez, presidente da Comissão Especial de Governança e Compliance da OAB Niterói e diretora da ABA Niterói, além de conselheiros, presidentes de Comissões, advogadas e advogados da 16ª Subseção.
Durante o evento, o presidente Pedro Gomes deu posse a Renata de Oliveira Esteves e Alcirley Moura Borges, diretora-administrativa e coordenador de Estudos Científicos da ESA Niterói, respectivamente.
Ao abrir a cerimônia, o Pedro Gomes destacou:
“Nossa promessa de campanha tinha como pilar de proposta a ESA. Isso porque, hoje, no momento de grande dificuldade econômica, a Escola Superior de Advocacia está aqui para ajudar e auxiliar os advogados. Estudamos e priorizamos tudo o que é importante trazer para a advocacia. Com muito orgulho, convidamos para a abertura do ano letivo de 2022 da ESA Niterói o ilustre juiz Alexandre Chini. Em outubro, tornou-se o primeiro juiz brasileiro eleito para um cargo na Cúpula Judicial Ibero-Americana. Muito obrigado por aceitar nosso convite.”
A vice-presidente, Vânia Maria da Cunha Bruno, afirmou:
“Quero dar as boas-vindas ao nosso palestrante. Nos encontramos na ESA, quando ele me presenteou com um exemplar autografado do seu livro “Argumentação jurídica: indo além das palavras”. Agradeço sua presença para esta aula inaugural. Muito nos honra.”
A advogada e professora Luciene Saldanha, secretária adjunta da OAB Niterói, também exaltou a presença do juiz Alexandre Chini:
“Sinto-me honrada em compor esta mesa, que marca a abertura do ano letivo da ESA. Tivemos a honra de trabalharmos juntos. Foi de grande valia para mim. Pude constatar sua energia, através dos relatos que me foram passados por seus alunos. Sentimos sua falta.”
Júnior Rodrigues, diretor geral da ESA Niterói, destacou a importância da retomada das atividades da Escola:
“A administração da OAB está voltada para fazer da ESA um verdadeiro instrumento a serviço dos advogados, que precisam manter atualizados os seus conhecimentos em diferentes áreas do Direito. Não medimos e nem mediremos esforços para que cursos e palestras venham a beneficiar um número cada vez maior de profissionais. Estamos determinados a fazer da ESA um paradigma em termos de opções para a atualização jurídica dos advogados. Hoje, ter a ESA reaberta com a aula do juiz Alexandre Chini é ter um magistrado que caminha junto com a advocacia.”
Quanto ao tema abordado na aula inaugural, “Os processos restaurativos de conflitos e boas práticas em vigor no Brasil”, Alexandre Chini declarou ao final:
“Trata-se de uma questão muito complexa, cuja abrangência está sendo discutida pelo Congresso Nacional. É necessário aparelhar os órgãos públicos e treinar os funcionários, para que possam agir”, após relato histórico sobre mediação e arbitragem e a edição dos códigos civis brasileiros.
Foto: Ulisses Franceschi
#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj