NOTÍCIA

Indio do Brasil Cardoso assume a direção da ESA Niterói

O advogado Indio do Brasil Cardoso, ex-presidente da OAB Niterói e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), tomou posse nesta quarta-feira, dia 3, como diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB Niterói, cargo que já havia ocupado de 2016 a 2018. Ao assumir, prometeu focar a atenção no aprimoramento profissional e intelectual dos advogados e estudantes de Direito, oferecendo cursos e pós-graduações voltados para a atualização e aperfeiçoamento curricular, além de fazer parcerias com outras instituições de ensino e organizar palestras sobre importantes assuntos jurídicos.

Conduzida pelo presidente da OAB Niterói, Cláudio Vianna, a solenidade, contou com a presença de Ralph de Andrade, diretor-tesoureiro; Marcelo Rei, diretor de Cultura e Eventos, e as advogadas Laila Falconi e Cintia Asevedo, que estão à frente do consagrado Projeto ESA Niterói em Movimento, um ciclo de transmissões online, com abordagens de temas jurídicos extremamente atuais e de grande relevância para a advocacia, com a participação de renomados professores e destaques do mundo jurídico. Também presentes, Carlos Carvalho, coordenador geral da ESA Niterói, e o advogado Gabriel Melo Cardoso, filho de Indio do Brasil.

“Todos vêm acompanhando a atuação séria e técnica de nossa gestão à frente da OAB Niterói, e a nomeação do Dr. Indio do Brasil como diretor geral da ESA é uma demonstração clara. Sua competência e seu conhecimento trarão, neste momento crítico para a advocacia, a possibilidade de novos horizontes visando ao aperfeiçoamento profissional. É uma satisfação muito grande ter Dr. Indio do Brasil ao lado de nossa gestão e, consequentemente, da advocacia niteroiense”, declara o presidente Claudio Vianna.

Advogado atuante na área do Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, ex-presidente da OAB Niterói, Indio do Brasil Cardoso é também ex-presidente da Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat), ex-professor da ESA, professor da UFF, com pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela UniFoa.

“Em primeiro, agradeço ao presidente Claudio Vianna a indicação para assumir a direção da ESA. Sem dúvida, um desafio, na medida em que atravessamos um período crítico de nossa vida, em decorrência dessa malsinada Covid. Sinto-me à vontade em assumir o honroso cargo, que já tive oportunidade de fazê-lo por longo período e, acredito, se agora sou chamado a colaborar com desígnios tão elevados, é porque realmente nosso trabalho foi aprovado”, declarou Indio do Brasil, aproveitando para destacar algumas propostas de atuação à frente da Escola Superior de Advocacia:

“Pretendemos incrementar palestras bem específicas, para debater os assuntos jurídicos mais palpitantes e que atraiam maior interesse da categoria profissional. Além disso, criar cursos e fazer parcerias com instituições de ensino”.

O novo diretor disse acreditar que o presidente Claudio Vianna irá aprovar essas ideias, já que almeja o bem-estar dos advogados, e adiantou:                                                                       

“Pretendemos, também, incentivar atividades, o máximo possível, na feição gratuita, ainda mais levando-se em conta esse triste momento por que passamos, tão crucial na vida do profissional da advocacia. Sem deixar de lado o aprimoramento intelectual, incentivar os cursos de pós-graduação. Aliás, como já fizemos na gestão do festejado presidente Toninho. A ESA, sem modéstia, já alcançou o merecido prestígio. Ela é dinâmica, voltada exclusivamente para o desenvolvimento e aprimoramento intelectual do advogado, na intenção maior de atualizar seus conhecimentos com multivariedade de cursos e eventos correlatos.”

Indio do Brasil conclui com um pedido:

“Visando ao sucesso da Escola, gostaria de ouvir os colegas, contando sempre com a colaboração do abnegado Carlos Carvalho, nosso coordenador, para dar preferência a cursos rápidos ou pós-graduações na feição online, face ao delicado momento em que vivemos da pandemia.”

#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi # esaniteroi #cfoab #caarj