NOTÍCIA

Homenagens, música, poesia e muita emoção marcam o ‘Encontro com as Artes’, promovido pela OAB Niterói

A OAB Niterói reuniu advogados e advogadas em noite de homenagens, música e poesia para celebrar o Mês da Advocacia, durante o “Encontro com as Artes”, nesta terça-feira, dia 9 de agosto, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em São Domingos.

O evento foi realizado pela Comissão Artística e Cultural, presidida por Ana Cristina Cardoso, através do projeto “Sua arte, doutor!”, em parceria com o Departamento de Cultura e Eventos, dirigido por Fernando Dias, a Sala Nelson Pereira dos Santos, Fundação de Arte de Niterói (FAN) e TV Universo. Também na coordenação, e assumindo o cerimonial, Júnior Rodrigues e Maria Auxiliadora Espíndola, diretor geral e diretora-secretária da ESA Niterói. A direção musical foi do maestro Joabe Ferreira.

No auditório, completamente ocupado por mais de 400 pessoas, estavam presentes a presidente da OAB São Gonçalo, Andrea Pereira; Ana Tereza Basílio, vice-presidente da Seccional RJ; e Rita Cortez, membro honorário do IAB; ambas homenageadas. 

Ainda presentes, Matilde Slabi Conti, conselheira e procuradora da OAB Niterói; José Augusto Tocha, representando Tânia Regina Pereira Rodrigues, secretária municipal de Acessibilidade; Samea Braz Pimentel, Roberta Rego Barros e Carolina Bandeira Pinheiro, representando a Controladoria Geral do Município; Ferlla Belisário Peçanha, coordenadora da Advocacia Preta Carioca; pastor César Leite, da Igreja Metodista; Haroldo Enéas e Marcelo Spindola, respectivamente, chefe e diretor do cerimonial da Prefeitura de Niterói; Flávio Carvalho, representando o Lions Clube de Niterói/São Francisco, e Márcia Pessanha, presidente da Academia Fluminense de Letras. Entre os presentes, muitos conselheiros, presidentes e integrantes de Comissões da OAB Niterói.

Ao abrir o encontro, o presidente Pedro Gomes saudou a todos e declarou:

“Estou emocionado ao ver este auditório repleto neste evento tão importante, para comemorar os 195 anos de criação dos cursos jurídicos no Brasil. Homenagearemos pessoas de grande relevância para nossa cidade: Antonio José, que foi um grande líder na Ordem e uma pessoa que nós, advogados, temos como referência, de grande ética e determinação, aqui representado por sua esposa, a juíza Maria Bernadete, e as filhas Germana e Letícia; e a professora Marlene Salgado de Oliveira, gestora educacional, por quem sempre tive grande admiração e que ajudou a pautar a minha vida e carreira, aqui representada por seu filho, o advogado Wallace Salgado de Oliveira.” Ele ainda acrescentou:

“Obrigado por estar conosco e colaborar para que este grande encontro fosse possível. Conheci a professora Marlene com 19 anos de idade. Conheci de perto sua dedicação para a educação. Além de tudo, seu grande talento era motivar as pessoas”.

A programação, elogiada e aplaudida pelo público, que tomou a Sala Nelson Pereira dos Santos, incluiu a exposição de fotos “Vestígios da História”, do advogado Júlio Piñon, homenagens a advogados e apresentação do Coral da OAB Niterói, com regência do maestro Joabe Ferreira, e convidados: Coral Rotaryncanto, Coral Cantate Diem e coro infanto-juvenil, além de recital de poesias.

Foram homenageados: Luciano Bandeira, Ana Tereza Basílio, presidente e vice-presidente da Seccional RJ, respectivamente; Angela Borges Kimbangu, fundadora da Advocacia Preta Carioca; Carlos Américo de Freitas Monteiro Pinho, advogado do Sindicato do Comércio Varejista de Alimentos; Elio Ferreira de Souza, ex-vice-presidente da OAB Niterói e ex-presidente da Comissão de Seleção e Inscrição; Fernanda de Tolla Souza Ramos, ex-vice-presidente da OAB Niterói e ex-presidente da Comissão de Ética; Mônica Alexandre Santos, secretária adjunta da Seccional RJ e presidente eleita da Acat; Reinaldo Mosso Beyruth, ex-vice-presidente da OAB Niterói; Rita de Cassia Sant’Anna Cortez, membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB); Ronald Eucário Villela, ex-presidente da OAB Niterói; Octávio Augusto Brandão Gomes, ex-presidente da Caarj e ex-presidente da Seccional RJ; Acyr de Paula Lobo, presidente da Aspi-UFF, Themistocles Américo Caldas Pinto, presidente do Rotary Niterói Norte.

As homenagens póstumas foram para Antonio José Barbosa da Silva, o “Toninho”, advogado, jornalista, ícone da advocacia, ex-presidente da Afat e da OAB Niterói por quatro mandatos consecutivos; Marlene Salgado de Oliveira, professora, pedagoga com mais de 60 anos na educação, reitora da Universidade Salgado de Oliveira, trouxe para o país o projeto “Novo Saber”, primeiro curso de pós-graduação na modalidade de Ensino a Distância (EAD). 

Ficam os agradecimentos a André Valente, advogado; Universo, TV Universo, Fundação de Arte de Niterói (FAN), Sala Nelson Pereira dos Santos e Reserva Cultural.

Fotos: @ulissesfranceschiphoto

#advogado #advocacia #oabrj#oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj