NOTÍCIA

Faleceu Vargas Vila Cruvello D’Ávila, ex-presidente e conselheiro da OAB Niterói

A OAB Niterói comunica, com imenso pesar, o falecimento do advogado Vargas Vila Cruvello D’Ávila, ex-presidente da 16ª Subseção no biênio 1989/1991, conselheiro da entidade na atual gestão de Claudio Vianna e também na de outros presidentes. Foi ex-secretário geral da OAB/RJ. Ele morreu na manhã desta terça-feira, dia 12 de outubro, aos 85 anos, em decorrência de câncer de fígado.


Vargas Vila foi o autor da célebre frase “Sem advogado não há justiça, sem justiça não há democracia”, dita durante sua gestão na OAB Niterói, que se tornou lema da advocacia.


“A OAB Niterói recebeu a notícia com muita tristeza. Ele era um ícone da advocacia niteroiense e do Estado do RJ. Foi presidente da 16ª Subseção e atualmente era conselheiro da nossa gestão. Ocupou cargos na diretoria da Seccional RJ. Nesse momento, o mundo jurídico e a advocacia de Niterói estão muito tristes com essa notícia. Dr. Vargas era um advogado conhecido e respeitado por todos, de uma inteligência ímpar”, declarou Claudio Vianna, presidente da OAB Niterói.

Militante desde 1972, quando graduou-se pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Vargas Vila teve atuação no Direito Civil, Eleitoral, Marítimo, Administrativo, Empresarial e Tributário. Mas fez questão de dedicar boa parte de sua trajetória ao trabalho em prol da classe. Também foi membro efetivo do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) entre 2006 e 2009.

Deixou marcas duradouras na OAB Niterói e Seccional RJ. Participou ativamente da construção da Tabela de Honorários Mínimos da OAB/RJ e da Escola Superior de Advocacia (ESA). Foi também ligado ao Instituto dos Advogados Brasileiros e à academia, lecionando em universidades. Mesmo no leito do CTI ditava novas petições para serem juntadas a processos em andamento.

Sempre lembrado pelos colegas de profissão por ser uma enciclopédia jurídica, era consultado por todos os advogados, jornalistas e até magistrados em casos controvertidos da volumosa legislação brasileira.

Vargas deixa três filhos do primeiro casamento: Gustavo, Ricardo e Eduardo. Era casado pela segunda vez com Marina Soares Silva Cruvello D’Ávilla.

O velório está marcado para amanhã, quarta-feira, dia 13, a partir das 9h, no Salão Nobre do Cemitério Parque da Colina, em Pendotiba. Após 72 horas, o corpo será cremado.

O presidente da OAB Niterói, Claudio Vianna, e sua diretoria, em nome da advocacia niteroiense, externam suas condolências e solidariedade aos familiares e amigos do conceituado advogado.

#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi # esaniteroi #cfoab #caarj