NOTÍCIA

Faleceu o advogado João Alves de Góes

A OAB Niterói comunica, com imenso pesar, o falecimento do advogado João Alves de Góes. Ele tinha 75 anos e morreu em decorrência de Alzheimer, nesta quinta-feira, dia 20 de janeiro. Muito querido e respeitado pelos colegas e amigos, João Góes atuava nas áreas trabalhista, previdenciária e anistia política. Foi presidente da Comissão de Previdência Social da OAB Niterói na gestão de Antonio José Barbosa da Silva. 


Luciene Saldanha, secretária adjunta da OAB Niterói, colega de faculdade, amiga e irmã de coração de João Góes, dá seu depoimento emocionado sobre a grande perda:


“Recebo uma notícia triste. Partiu hoje para sua última viagem o meu dileto amigo, o advogado João Alves de Góes. Lembro-me muito bem daquele jovem nordestino, idealista, alegre e ao mesmo tempo firme no propósito de alcançar seus objetivos, seja como profissional, seja na luta pelos ideais de Justiça. Desde a UFF, fizemos uma grande amizade, nutrida por todos esses anos. Vindo do Piauí para o Rio de Janeiro, ele superou todas as dificuldades financeiras e, em condições de igualdade, por puro mérito, cursou a UFF, de onde saiu um excelente advogado, reconhecido nas lides trabalhistas. Minha conexão com Góes foi imediata, participamos ativamente da política estudantil, numa época difícil. Segui outro caminho, mas chegamos a trabalhar juntos no Sindicato dos Navais, uma grande experiência. Não posso deixar de citar que o João Góes foi (e essa é a imagem que quero guardar) sempre uma pessoa de uma alegria e fé na vida contagiantes. Dedicou-se à advocacia trabalhista e previdenciária, porém, trabalhou junto à Comissão da Verdade em prol dos anistiados políticos e o fez pelo traçado de seu próprio destino. Sim, o nosso amigo Góes sempre foi combativo, coerente e companheiro de seus ideais, mas sem perder a ternura e a simpatia. Difícil era brigar com ele, sempre acabava em risadas. Eu queria colocá-lo nos meus grupos de estudo e nunca consegui. Bah….que nada! Ele não precisava daquilo, era livre e advogava com toda sua intuição e sagrou-se vencedor. Hoje fica a saudade, meu amigo e irmão. Você foi coerente até o final, combatendo o bom combate. E a doença que o acometeu, quem sabe, o retirou da realidade e o fez deixar de tomar conhecimento do que nos cerca, motivo de sua incessante busca pela justiça social. Me despeço, meu irmão e compadre, nesta vida você fez história e deixou seu legado, de profissional, esposo, pai e amigo. Meus sinceros e profundos sentimentos à toda a família. Onde você estiver, meu compadre e amigo Góes receba um último e saudoso abraço.”


João Góes deixa a esposa Maria de Fátima e filhos Landa, Aliny, João Victor, Pedro e Mariana, que é advogada, como o pai.


O sepultamento será na sexta-feira, dia 21, na cidade de Itambacuri, em Minas GeraIs.


O presidente da OAB Niterói, Pedro Gomes, e sua diretoria, em nome da advocacia niteroiense, externam suas condolências e solidariedade aos familiares e amigos do conceituado advogado.