NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu neste domingo Moema Baptista, primeira mulher a presidir a Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat)

Data da Publicação: 13 de Julho de 2020

A OAB Niterói comunica, com pesar, o falecimento de Moema Baptista, primeira mulher a presidir a Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), entidade que ajudou a fundar, em 1979. Ela morreu neste domingo, dia 12, aos 77 anos, por insuficiência respiratória.

Moema integrava a Comissão de Direito de Trabalho do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), entidade da qual foi 2ª vice-presidente no biênio 2010/2012.

Capixaba de Cachoeiro de Itapemirim, cursou Direito na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ. A militância no associativismo e o compromisso com a defesa dos direitos sociais lhe colocaram em posição de liderança também na Associação Carioca da Advocacia Trabalhista (Acat) e na Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat), da qual era benemérita.

Em 2019, a Abrat lhe concedeu a maior honraria da entidade, a Comenda José Martins Catharino. Um ano antes, Moema foi patrona do Congresso Nacional dos Advogados Trabalhistas (Conat). Em 2000, foi patrona nacional dos advogados, por decisão tomada no XXII Congresso Nacional dos Advogados Trabalhistas, em Recife (PE).

A cremação está prevista para terça-feira, dia 14, no Cemitério do Caju, no Rio, em cerimônia restrita a familiares.

O presidente da OAB Niterói, Claudio Vianna, e sua diretoria, em nome da advocacia niteroiense, externam suas condolências e solidariedade aos familiares e amigos da conceituada e respeitada advogada.

Descubra mais sobre OAB Niterói

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading