Prerrogativas:

(21) 99680-4331

Escritório Compartilhado

Horário: 9h às 17:30h

Telefones: 2618-0520 – 3716-8900. Ramal 1627

Sala de

Audiências Virtuais

Horário: 9h às 17:30h

Telefone: 3716-8900. Ramal 1631

Casa da Advocacia Antonio José Barbosa da Silva (Icaraí)

3716-8900 Ramal 1636

NOTÍCIA

‘Estratégias no Tribunal do Júri’ foi o foco de palestra promovida pela OAB Niterói

A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, promoveu mais um importante evento voltado ao aprimoramento profissional da advocacia. Desta vez, o tema em destaque foi “Estratégias no Tribunal do Júri”, assunto que reuniu advogados, advogadas, estudantes e interessados no Direito Penal no auditório da entidade, na última quinta-feira, dia 11.

A iniciativa foi organizada pela Comissão da Advocacia do Tribunal do Júri, presidida por Vinícius Bernardini, expositor na palestra juntamente com Rodrigo Gonzaga, delegado da comissão. Marcaram presença como mediadores a advogada Bruna Silva e o advogado Renato Quiroz, ambos delegados da comissão realizadora.  Contou com a parceria da ESA Niterói.

O evento reforçou o compromisso da OAB Niterói com a capacitação contínua da advocacia, oferecendo espaços de debate e atualização sobre temas relevantes da prática jurídica.

“Durante o encontro, foi destacado que a atuação do advogado no Tribunal do Júri não se limita ao plenário de julgamento. A palestra enfatizou que a defesa se inicia desde os primeiros atos da persecução penal, a partir do registro do fato investigado, sendo indispensável que o advogado atue de forma diligente, combativa e estratégica desde o início do procedimento, promovendo requerimentos, produzindo provas e adotando todas as medidas necessárias para a proteção dos direitos e garantias do cliente”, afirmou Vinícius Bernardini.

Ele acrescentou:

“Também foi abordada a importância da postura ativa da advocacia, ressaltando que o advogado não deve assumir uma posição meramente passiva diante da acusação, mas exercer plenamente seu papel constitucional na construção da tese defensiva e na busca dos elementos probatórios favoráveis à defesa.”

Outro tema de grande relevância discutido foi a legitimidade do abandono do plenário em situações excepcionais. Foi demonstrado que, diante de arbitrariedades graves e de circunstâncias que comprometam o exercício da ampla defesa e do contraditório, o advogado pode, de forma fundamentada e como medida extrema, optar pelo abandono do plenário para resguardar os interesses do cliente e preservar a regularidade do julgamento.

A palestra também tratou das estratégias de atuação em plenário, especialmente da necessidade de preparo técnico e emocional do advogado. Nesse contexto, foi ressaltado que o profissional deve manter o foco na defesa do acusado, evitando ser desestabilizado por provocações, ataques pessoais ou estratégias retóricas que possam desviar sua atenção dos interesses do cliente.

A identificação dessas situações e a manutenção de uma postura equilibrada e estratégica foram apontadas como fatores fundamentais para o fortalecimento da defesa perante os jurados.

Fotos: @lilianda costa

#advocacia #oabniteroi #esaoabnitero #oabrj #caarj 

Descubra mais sobre OAB Niterói

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading