NOTÍCIA

Dia Nacional da Consciência Negra

A Comissão de Igualdade Racial da 16ª Subseção da OAB/RJ vem através da presente se manifestar neste mês de tamanha relevância social.

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi incluído no calendário escolar no ano de 2003. Vale dizer também que a origem da referida data motivou também o Dia Nacional de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e da resistência negra.

Pensamos que o compromisso de luta antirracista é de todos, e que a consciência que se busca é humana. Anos de segregação devem ser lembrados e respeitados todos os dias, sob pena de perecimento da causa. Clama-se aqui por direitos e respeito.

O direito do negro ir e vir livremente sem despertar olhares desconfiados. O direito dos pais verem seus filhos se tornarem adultos. O direito de não ter seu estereótipo considerado suspeito. O direito de ter e ser o que quiser.

O negro é muito mais do que seu tom de pele, não é moeda, não é coisa.

Que a humanidade tenha a CONSCIÊNCIA de que, para se construir uma sociedade justa e igualitária, suas bases devem ser solidificadas no RESPEITO. Que vivamos todos juntos harmonicamente e em paz.

(Comissão de Igualdade Racial OAB Niterói)