NOTÍCIA

Convite

A Comissão Fashion Law – Estudos em Direito da Moda OAB Niterói convida a todos a participarem da Semana Anual do “Fashion Revolution”, realizada de 18 a 24 de abril, incentivando as pessoas a repensarem a Moda que usam e olharem suas etiquetas para entender quem faz sua roupa e contribuir com o projeto usando as # oficiais: #fashionrevolution#quemfezminhasroupas #doquesaofeitasminhasroupas #acordequemfezminhasroupas


Mas o que é o “Fashion Revolution”?

Em 2013, o edifício Rana Plaza de Bangladesh (2º maior produtor têxtil do planeta), que abrigava inúmeras confecções, desabou deixando 1.200 mortos e mais de 2.500 feridos, na sua maioria trabalhadores das confecções.


A partir daí, nasceu o Fashion Revolution (presente em 100 países), um movimento que incentiva a ética e sustentabilidade na indústria da Moda, com o objetivo de conscientizar as Marcas e levar os consumidores a se perguntarem: #quemfezminhasroupas


Olhar a etiqueta da roupa para saber mais sobre a peça e pensar nisso nos faz entender melhor a cadeia produtiva da Moda e a sua complexidade. Não tem como pensar a Moda – uma das maiores e mais poderosas indústrias do planeta – sem pensar em ética, justiça social e Direito.


O Direito da Moda lida com temas complexos como sustentabilidade e meio ambiente, trabalho análogo à escravidão – que ainda é uma realidade -, proteção de marca e desenho industrial, direitos autorais e mais uma infinidade de demandas que nascem todos os dias, em razão de estarmos falando de uma das maiores indústrias do mundo. Em contrapartida, é a segunda maior em agressão ao meio ambiente, só perdendo para a indústria do petróleo. Por conta disso, seu estudo é multidisciplinar e – pela seriedade e gravidade dos problemas que ocorrem no dia a dia e no contexto – envolvem diversas áreas do Direito como: Trabalho, Ambiental, Penal, Tributário, Propriedade Intelectual, Contratos e outros.


O Brasil é o único país do ocidente que possui a maior cadeia têxtil completa, ou seja, produz desde a matéria prima (é o quarto maior produtor de algodão do mundo) e passa por todas as fases até a peça chegar às mãos do consumidor final. 

Assim, é notório a importância dessa abordagem enquanto Comissão, tendo em vista as inúmeras demandas que se abrem para o mercado jurídico.


#advogado #advocacia #oabrj#oabniteroi # esaniteroi #cfoab #caarj