NOTÍCIA

 Conselheiro da OAB Niterói toma posse como membro efetivo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB)

Luiz Henrique de Oliveira Júnior, conselheiro e presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil OAB Niterói, tomou posse como membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

Ao dar posse a Oliveira na sessão plenária no dia 9 de novembro, o presidente nacional do IAB, Sydney Sanches, destacou a honra de receber um profissional que contribui com a diversidade no Instituto. “Tenho certeza que o IAB cresce hoje, dentro da perspectiva de ser o mais inclusivo possível. Representa uma reparação histórica da Casa de Montezuma com a inclusão de pessoas negras no corpo de advogados da instituição”, afirmou.

Luiz Henrique de Oliveira também foi saudado pela diretora da Escola Superior do IAB (Esiab), Leila Pose Sanches, que, junto ao presidente, indicou o novo consócio à instituição. Ela se manifestou com alegria pela entrada do advogado no grupo de juristas que mantém o compromisso de cultuar a justiça e o aperfeiçoamento legislativo:

 “Oliveira é uma pessoa que vai compartilhar conosco os fins do Instituto, que são o estudo do Direito e a difusão dos conhecimentos jurídicos, nossos grandes valores”.

Leila Pose também ressaltou que o novo membro ingressa no IAB dentro do cenário que valoriza a caminhada por um instituto mais diverso e representativo.

O empossado lembrou que a ocasião também marca o privilégio de ingressar na instituição no mês de celebração da consciência negra. De acordo com Oliveira, sua atuação em uma advocacia com olhar sensível e militante permitiu o contato e aproximação com os pares do IAB, onde cresceu uma admiração mútua. “Espero contribuir com esta gama de pensadores, intelectuais e formadores de opinião no mundo jurídico e espero também cooperar com o conhecimento adquirido até agora”, afirmou o consócio no discurso de posse. Ele irá integrar a Comissão de Direito Processual Civil e disse buscar ser “mais uma mão forte na defesa da democracia”.

Da OAB Niterói, estiveram presentes: a conselheira e procuradora Matilde Carone Slaibi e Waltair Costa de Oliveira, conselheiro e presidente da Comissão de Apoio à Terceira Idade.

Representando o IAB: Mônica Alexandre Santos, membro do Instituto e secretária-adjunta da Seccional; a diretora Edmee da Conceição Ribeiro Cardoso, Jorge Rubens Folena, secretário geral; e o diretor Miro Teixeira. Virtualmente, o professor e advogado Walter Capanema.

Além da importante presença de Rita Cortez, ex-presidente e membra fundadora do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

Fonte: Site do IAB

#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj