NOTÍCIA

Claudio Vianna participa de homenagem a Antonio José Barbosa da Silva, ex-presidente da OAB Niterói, proposta pelo Conselho da Subseção e aprovada com unanimidade pela Seccional RJ

Antonio José Barbosa da Silva, ex-presidente da OAB Niterói, foi agraciado com as duas mais importantes comendas da Caarj: as medalhas Costa Netto e Moema Baptista, por seus muitíssimos serviços prestados à advocacia. A honraria foi proposta pelo Conselho da OAB Niterói, encaminhada para Seccional RJ e aprovada com louvor pelo Conselho Estadual da OAB/RJ.

A homenagem foi entregue a Toninho em sua casa, na quinta-feira, dia 29, pelos presidentes da Seccional RJ, Luciano Bandeira; da Caarj, Ricardo Menezes; da OAB Niterói, Claudio Vianna, e da Afat, Cristina Targino; além de Fábio Nogueira, secretário adjunto da OAB/RJ, e Nilson Xavier, assessor da Caarj.

A entrega contou com a presença da juíza Bernadete Barbosa da Silva, esposa de Antonio José; Ralph de Andrade, diretor-tesoureiro da OAB Niterói, e Roberto Andrade.

Luciano Bandeira, presidente da OAB/RJ, explicou a importância da homenagem a Antonio José Barbosa da Silva, através da medalha Costa Netto:

“Costa Netto foi o primeiro advogado trabalhista a presidir a Seccional RJ. Anteriormente, ele foi presidente da Caarj. Por tudo que Antonio José representa para a advocacia de Niterói, do Estado do Rio de Janeiro e, principalmente, para a advocacia trabalhista, da qual foi um símbolo, seu trabalho deve ser reconhecido. Ao entregar esta medalha a ele, estamos entregando a todos os advogados e advogadas de Niterói, do Estado do Rio e do Brasil que militam na Justiça do Trabalho”.

Ricardo Menezes, presidente da Caarj, falou sobre a Medalha Moema Baptista, criada em 2020 em homenagem à advogada referência nacional na área do Direito do Trabalho e primeira mulher a presidir a Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat):

“Moema Baptista foi uma advogada que sempre terá seu nome ligado à advocacia trabalhista. Foi uma precursora na defesa dos direitos da mulher advogada. Cuidou dos interesses dos colegas e dos menos favorecidos. Uma amiga de todos nós, eternizada pela Caarj. Esta medalha é destinada a todos que contribuem com a assistência à advocacia. Por isso está sendo entregue a Antonio José, por tudo que ele fez para a advocacia de Niterói e do Estado do Rio”.

Claudio Vianna, presidente da OAB Niterói, falou sobre a justa homenagem proposta pelo Conselho da Subseção.

“Hoje foi um dia especial e de reconhecimento. Cumprimos um dever de reconhecer os relevantes serviços prestados pelo Toninho”, declarou.

De sua parte, emocionado, Antonio José declarou: “Com profundo agradecimento, fico feliz com essas homenagens, mas apenas cumpri minha obrigação. Agradeço ao Luciano Bandeira, Ricardo Menezes e ao Claudio Vianna, que vêm fazendo uma gestão de excelência para a advocacia”.

#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi # esaniteroi #cfoab #caarj

@caarj @oabrj