NOTÍCIA
A castração é o nome popular dado ao procedimento cirúrgico de retirada dos ovários e útero nas cadelas, e dos testículos no macho, com o objetivo principal de cessar a possibilidade de reprodução dos animais.
A cirurgia só pode ser realizada por profissional habilitado, o médico veterinário, com o devido registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária de cada Estado. Ele irá atuar de forma a alcançar o bom desempenho do ato cirúrgico. Além do impedimento da reprodução, a castração traz vários outros benefícios para os animais, como evitar complicações futuras no útero, como a piometra (inflamação do útero) ou prostatite (inflamação da próstata). Com a castração, alguns animais podem mudar o comportamento, se tornando menos agressivos - fato que pode ocorrer por disputas para acasalamento. Ao retirar os órgãos responsáveis pela produção dos hormônios sexuais (ovários e testículos), reduzimos a possibilidade de fugas dos animais em busca por parceiros para a cruza; ocorre a redução de transmissão de tumores venéreos transmissíveis, além de outras doenças que são transmitidas pelo contato direto; faz-se controle de doenças de caráter zoonótico (transmitidas dos animais para os humanos), como é o caso da raiva urbana. No procedimento cirúrgico os animais estão sob o efeito de anestesia geral, então não é preciso ter receios quanto à possibilidade de o animal sentir dor. E estes, normalmente, não necessitam de internação por vários dias após a cirurgia, somente em casos de complicações ou nos casos nos quais os tutores não conseguem manter o animal em local restrito até a recuperação e retirada dos pontos.
Até aqui foram citados alguns benefícios que a castração traz para os animais, mas a medida que considero um dos mais importantes é a interrupção de crias não programadas. De acordo com matéria publicada no jornal O Globo de 15/05/2022, o abandono de animais cresceu 250% no último ano, fato que demonstra a importância de se realizar a castração para que mais animais não parem nas ruas, e no Brasil hoje existem milhões de animais errantes. A adoção de animais não consegue acompanhar o número de abandonos e, com isso, a conta infelizmente não fecha.
As cirurgias de castração fazem parte de Programa de Controle de Populacional de Animais seguido pela grande maioria das cidades, assim as pessoas conseguem realizar a cirurgia sem custo, basta que sejam moradores do município que fornece o serviço. Em Niterói há o Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos, situado no bairro do Fonseca, que realiza cirurgias de castração de cães e gatos, além da unidade móvel de castração, o Castramóvel, que percorre os bairros da cidade realizando as cirurgias. Para ter acesso ao serviço basta baixar o aplicativo “Niterói Animal”, realizar o cadastro e aguardar a abertura das vagas para fazer o agendamento.
(Comissão de Proteção e Defesa dos Animais - Fernanda Guacira Araújo Campista, advogada, especialista em Direito Público, delegada da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais OAB Niterói, médica veterinária, mestre em Higiene, Inspeção e Tecnologia de Alimentos de Origem Animal)
#advogado #advocacia #oabrj#oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj