NOTÍCIA

Advogados elogiam as salas para transmissão de audiência virtual instaladas pela OAB Niterói

O presidente da OAB Niterói, Claudio Vianna, deu posse a duas Comissões: Ação Social, presidida por Maria Luiza Procópio de Medeiros @maluprocopioadv, e Previdência Complementar, por Licia Cardoso de Azevedo @liciaazevedo.adv. A solenidade reservada, realizada no gabinete da presidência, contou ainda com a participação do diretor-tesoureiro Ralph de Andrade, o corregedor-geral Fabio Lucas e o diretor executivo Hélio Considera, além das delegadas de ambas as Comissões.

Claudio Vianna exaltou a importância das duas Comissões para a entidade.

“Ontem demos posse a duas competentes presidentes, em duas importantes Comissões da OAB Niterói: Maria Luiza Procópio, na Ação Social; e Licia Cardoso de Azevedo, em Previdência Complementar. Os projetos de trabalho de ambas, que foram apresentados à diretoria, são de altíssima qualidade. Agradecemos por fazerem parte e contribuírem de forma direta para nossa gestão. Temos que estar abertos às novidades, só assim tentaremos chegar ao que acreditamos ser o ideal, principalmente para a nossa instituição”, declarou.

Ao tomar posse, a advogada Maria Luiza Procópio agradeceu a oportunidade oferecida:

“Estou muito feliz com o convite para assumir a Comissão de Ação Social da OAB Niterói. Agradeço ao presidente Claudio Vianna pela oportunidade. Espero desempenhar minha função com sucesso e deixar um legado para a entidade.

“Segundo Luiza Procópio, a Comissão de Ação Social tem como principal objetivo “tornar viável e próxima a comunicação entre as necessidades da sociedade com os autores dos atos solidários”.

Ela destacou a linha que pretende seguir:

“O ato de promover uma ação social é ter o desejo de se comunicar com o outro em algum tipo de carência gerada por situaçõesadversas. Todo ato social é precedido de um sentimento forte de estabelecer contato e interferir de certa forma no comportamento alheio em busca de uma igualdade social. Diante do atual momento de pandemia, identificamos ainda mais a necessidade e a importância dessa Comissão, buscando com atos efetivos e contínuos atenuar as dificuldades geradas”.

Algumas propostas a serem cumpridas, segundo ela, incluem:

“Despertar nos colaboradores o sentimento de solidariedade e motivá-los para que valorizem a ação voluntária e ofereçam sua contribuição para a construção de uma sociedade melhor para todos; defender ações pautadas na ética e transparência, promovendo diversas ações durante a gestão; estimular as advogadas, advogados e toda a sociedade civil na ação voluntária e promover atividades concretas e significativas com o objetivo de amenizar o quadro de carência crescente na sociedade.”

Confiante no desafio que tem pela frente, a advogada Licia Cardoso afirmou:

“É com grande satisfação que assumo a presidência da Comissão de Previdência Complementar da OAB Niterói. Devido às constantes alterações legislativas no âmbito do Regime Geral de Previdência Social percebemos o aumento do interesse da sociedade e de operadores do Direito por informações sobre o sistema de Previdência Complementar Privada. A formação desta Comissão é de extrema relevância, na medida em que visa contribuir para a formação dos advogados previdenciaristas, que atuam nesse regime ou têm interesse em atuar”.

Ela acrescentou que na agenda da Comissão está prevista a realização de palestras, audiências públicas e mesas de debates, objetivando fomentar no âmbito da Subseção de Niterói a cultura e o estudo da Previdência Complementar Pública e Privada.Segundo Licia Cardoso, a Comissão de Previdência Complementar ainda tem entre suas propostas:

“Acompanhar e se manifestar sobre a Reforma da Previdência Social pertinente à Previdência Complementar; cooperar, manter intercâmbio e firmar convênios com outros organismos públicos e entidades nacionais e internacionais que se relacionem com a Previdência Complementar; manter contato permanente com as comissões congêneres, informando-as sobre as atividades desenvolvidas e as diligências realizadas, no sentido da múta colaboração; tratar dos assuntos referentes à Previdência Complementar e atuar em defesa dos interesses dos advogados, inclusive junto ao Poder Judiciário e entidades administrativas de Previdência Complementar”.

Além das presidentes, tomaram posse as seguintes delegadas: Fabiane Martins de Noronha, Haissa Cury Simões e Helen Francisco, na de Ação Social; e Bianca Victor Silveira Goulart, em Previdência Complementar.

#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi #cfoab #caarj