NOTÍCIA
Hoje celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Dia de sua luta pela inclusão na sociedade. Todos os dias há milhares de mulheres saindo de suas casas a caminho de seus estudos e trabalhos. Boa parte destas mulheres são tratadas de forma desigual nos seus empregos e em todos os aspectos, incluindo o financeiro. Há mulheres que são mães, casadas ou não, que estão na batalha por sua colocação profissional, independência e criação de seus filhos. E enfrentam todas as dificuldades para sua subsistência e de sua prole.
Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho, mulheres que se deparam com um diagnóstico de câncer de mama são praticamente excluídas do mercado de trabalho. Não há sequer ajuste de função na maioria dos casos. E justo em momento de maior fragilidade emocional. Aquelas que se submetem a mastectomia, mesmo após sua cura encontram dificuldades para o retorno ao mercado.
A Luta das mulheres em todas as circunstâncias não é de hoje. Vamos lembrar da conquista do voto pelas mulheres, que sofreram em seus corpos por esta vitória. A luta da mulher com deficiência, da mulher agredida física e moralmente, da mulher preta, da indígena e de todas as mulheres do nosso Brasil e do mundo para obter a igualdade de seus direitos.
Parabéns a nós, mulheres, pelas nossas lutas e conquistas gradativas! Respeitem as mulheres e suas ideias, que não devem ser caladas por pensarem de forma diversa. Um viva a todas as mulheres, que de sexo frágil nada têm!
(Patrícia Prins – Presidente da Comissão de Diversidade e Inclusão da OAB Niterói
#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi # esaniteroi #cfoab #caarj