gabinete.nit@oabrj.org.br

Sede Amaral Peixoto:

(21) 3716–8900

Casa da Advocacia – Região Oceânica:

(21) 2391-7225

Prerrogativas:

(21) 99680-4331

NOTÍCIA

Presidente da OAB Niterói participou da posse da nova diretoria do IAB

A nova diretoria do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) tomou posse no dia 28 de abril, na sede da instituição, no Centro do Rio. A cerimônia, que contou com a presença dos presidentes da OAB/RJ, Luciano Bandeira, e da OAB Niterói, Pedro Gomes, marcou o início da gestão do presidente Sydney Sanches, eleito para o período 2022 – 2025.

“O IAB permanecerá na luta pela preservação dos princípios civilizatórios que servem para permitir a pacífica convivência social e para assegurar o debate público e democrático das expressões do pensamento crítico, que viabiliza a implementação de políticas públicas de interesse do país, sempre sem proselitismos políticos ou ideológicos”, afirmou Sydney Sanches, ao receber o cargo de Rita Cortez

Em seu discurso final, a ex-presidente Rita Cortez destacou o papel do IAB em momentos conturbados do país:

“Em 2018 iniciei meu discurso de posse abordando a secular Constituição do IAB. Nesses quatro anos de mandato aproveitei todas as oportunidades para contar um pouco mais sobre sua extraordinária história. Esse período foi determinante para colocar nossos olhos voltados para o futuro, sem esquecer ou deixar de reverenciar o passado. Foram muitos os avanços e conquistas. Transformamos o IAB em uma entidade que representa o pensamento jurídico brasileiro, colocando-a, mais uma vez, como uma referência científica e intelectual incontestável, que propaga cultura e educação e cultua ideias de vanguarda, como manda o nosso estatuto.”

Compuseram a mesa o ex-ministro da Justiça e membro benemérito do IAB, Bernardo Cabral; o conselheiro federal decano da OAB Nacional, Felipe Sarmento; o procurador do município do Rio de Janeiro Fernando Dionísio; o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Marco Aurélio Bezerra de Mello; o advogado João Paulo Menna Barreto de Castro Ferreira, representando o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Outros importantes nomes acompanharam a cerimônia de maneira virtual.

Instituição do conhecimento jurídico na prática advocatícia no Brasil, O IAB – criado por ato oficial de 7 de agosto de 1843 – é a mais antiga instituição jurídica das Américas, e foi responsável pela criação da Ordem dos Advogados do Brasil, em 1930.

#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj