NOTÍCIA

OAB Niterói sedia lançamento da ANACRIM Niterói e Região Metropolitana

A OAB Niterói, presidida por Claudio Vianna, sediou nesta quinta-feira, dia 16, a cerimônia de lançamento da Associação Nacional da Advocacia Criminal (ANACRIM) Niterói e Região Metropolitana (São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito e Tanguá). O evento aconteceu no auditório da 16ª Subseção.

Os presidentes da Anacrim-Nacional, James Walker Júnior, e Anacrim-RJ, Flávio Fernandes, deram posse à presidente e ao vice-presidente da Anacrim Niterói e Região Metropolitana, Andréa Perazoli e Bernardo Lugão, respectivamente. A entidade tem mais de 4,5 mil associados pelo país.

A solenidade foi aberta pelo presidente Claudio Vianna e a mesa de trabalhos contou com a presença de Álvaro Quintão, secretário-geral da OAB/RJ, representando o presidente da Seccional, Luciano Bandeira; Ricardo Menezes, presidente da Caarj; Rita Cortez, presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB); Eliano Enzo e Andreia Pereira, respectivamente presidente e vice-presidente da OAB São Gonçalo; Hilário Franklin, presidente da OAB Nova Iguaçu, e a desembargadora Ivone Ferreira Caetano.

“É uma honra Niterói ter sido escolhida, entre as cidades da região metropolitana, para receber a regional da Anacrim. Não me recordo de movimentos sérios e direcionados à advocacia, nos últimos anos, que envolvam a advocacia criminal. Talvez esta falta de comprometimento tenha-nos trazido a esta realidade. Estamos entrando em uma nova era, que também deve ser para a advocacia criminal. Não tenho a menor dúvida, que a Anacrim fará jus a este novo tempo”, exaltou Claudio Vianna, acrescentando:

“Quero desejar, Andréa Perazoli e Bernardo Lugão, muito sucesso nessa missão, que sabemos não será fácil, mas conhecemos a competência de vocês. A OAB Niterói e a advocacia do RJ estão com vocês”.

Álvaro Quintão disse que a região é uma das mais importantes e estratégicas do Estado e citou Niterói como uma cidade que “já foi capital do Estado do Rio de Janeiro, mas que, infelizmente, apresenta números assombrosos de violações ao exercício profissional da advocacia criminal”.

James Walker, presidente da Anacrim Nacional, saudou a todos e falou sobre a importância da entidade:

“Me alegra muito ver esta simbiose e interação, que une as duas pontas da advocacia. Precisamos, cada vez mais, unir e valorizar a nossa classe através de entidades como a Anacrim”. E acrescentou:

“O presidente Claudio Vianna relatou muito bem os caminhos tortuosos da nossa classe. Quero destacar, também, a luta dos advogados trabalhistas. Desde março, a Justiça do Trabalho não pode abrir as portas para a advocacia”.

Flávio Fernandes, presidente da Anacrim RJ, falou sobre a atuação do advogado criminal:

“Ele não é apenas um solitário, é um injustiçado, porque em momentos de violação de direitos, a última trincheira é o advogado criminal. Sobretudo nos dois últimos anos temos presenciado episódios lamentáveis, inclusive de advogados destratados enquanto acompanham clientes dentro de delegacia, porque estão ali tentando exercer sua profissão. Somente uma advocacia unida é capaz de enfrentar essa situação”.

A presidente empossada, Andréa Perazoli, se disse emocionada:

“Passei a minha vida caminhando ao lado de gigantes. E um deles é o James Walker Junior, presidente da Anacrim Nacional. Com ele aprendi muito. Estou muito honrada de receber esse convite para ser a presidente. Acredito que unindo forçar podemos trazer para a região metropolitana um trabalho brilhante”.

Seu vice, Bernardo Lugão, deixou claro o apoio a ela.

“Representar a Anacrim é, como todos já falaram, uma honra. Me sinto privilegiado por estar em uma associação que conta com advogados combativos. A posição do advogado está sempre sendo questionada, mas nós não vamos perder essa força que existe na nossa associação. Eu vou sempre apoiar a Andréa”, salientou.

O presidente da OAB Niterói encerrou a solenidade desejando a Andréa Perazoli e Bernardo Lugão muito sucesso e reafirmou:

“A Anacrim terá todo o apoio da OAB Niterói e da advocacia do Estado do Rio de Janeiro. A atuação de vocês será vital para a manutenção da advocacia criminal de nosso país”.

Também presentes à solenidade, representantes da OAB Niterói, Ralph de Andrade, diretor-tesoureiro; Fabio Lucas, corregedor-geral; Marcelo Rei, diretor de Cultura e Eventos e responsável pelo cerimonial; Hélio Consídera, diretor executivo; Fernando Praxedes, presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas; Rodrigo Vidal, conselheiro, e Cíntia Asevedo, presidente da Comissão de Direito Penal, além de outros advogados e advogadas.  

Foto: Ulisses Franceschi

#advocacia #oabrj #oabniteroi # esaniteroi #cfoab #caarj

anacrim.rj #anacrimbr