NOTÍCIA

OAB Niterói realiza entrega de carteiras a novos advogados e estagiários Direito. Solenidade teve como paraninfo Marcello Oliveira, tesoureiro e presidente das Prerrogativas da Seccional RJ

A OAB Niterói promoveu nesta segunda-feira, dia 1º, mais uma solenidade de entrega de carteiras a novos advogados e estagiários de Direito, tendo como paraninfo Marcello Oliveira, tesoureiro e também presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB/RJ.

Realizada no auditório da sede, a solenidade foi conduzida pelo presidente da OAB Niterói e por Alessandra Ribeiro Guimarães, conselheira e presidente da Comissão de Seleção e Inscrição. Compuseram a mesa: Marcell Nascimento, conselheiro e coordenador geral da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da Seccional RJ; Mariane Coelho, vice-presidente da Comissão OAB Jovem; Letícia Aidar, professora da Universidade Candido Mendes, campus Niterói; Eliane Lima, presidente da Comissão de Previdência e Assistência Social; o advogado Fernando Praxedes e Regina Russel, presidente da Comissão Especial de Estudos Previdenciários para Servidores Públicos.

O novo advogado Rodrigo Cruvello D’Ávila foi o orador da turma e Júnior Rodrigues, diretor geral da ESA Niterói, o cerimonialista. Presentes também à solenidade: Luiz Henrique de Oliveira Júnior, presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Brasil, e os conselheiros Fábio Rego Cordeiro e Felipe Moutinho Lopes.

Pedro Gomes abriu a solenidade com uma exaltação:

 “Aos novos advogados, advogadas, estagiários e estagiárias presentes, devo dizer que a nossa profissão é nobre e direcionada para quem tem coragem. Para ter êxito na advocacia é necessário não esmorecer. É difícil, é complicado, mas extremamente gratificante. Acredito que o sucesso chega. Basta acreditar, se dedicar, ter ética, lutar e jamais deixar de sonhar. Falo isto por experiência própria.”

Ele convidou os jovens a fazerem parte dos movimentos da Ordem, dizendo “sejam muito bem-vindos à nossa Casa do Advogado, espero que frequentem nossa instituição e conheçam os serviços oferecidos” e lembrou que a ESA oferece cursos com o objetivo de capacitar e atualizar os advogados para melhor atuarem, também apresentando novas áreas de Direito que não foram incluídas no currículo das faculdades.

A presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, destacou:

“Tenho grande satisfação de cumprimentar a todos. Diante do olhar de orgulho de tantos familiares e amigos presentes não poderia deixar de enfatizar o quão honrada estou de conduzir esta solenidade. Tenho certeza que este será um dos dias que vocês lembrarão para sempre em suas vidas.”

Alessandra Guimarães disse ainda que “o ingresso nos quadros da Ordem não é uma mera certificação ou autorização profissional, é a possibilidade de se integrar em uma história antiga de luta em prol dos valores da justiça e da democracia”, e concluiu:

“A partir de hoje vocês serão pessoas que representarão a sociedade com ofício de defesa e pacificação. Terão a sabedoria de lidar com a escuta e representarão os valores sociais. Precisamos entender nosso papel no contexto social, mas sobretudo compreender que somos eternos aprendizes.”

Marcell Nascimento exaltou a função da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas:

“Sem esta Comissão, o advogado não trabalha. Como atuo na área criminal, afirmo isto por experiência própria. Falo com alegria e tristeza. Primeiro, por saber que temos uma Comissão importante e atuante, que socorre os advogados durante o exercício de sua profissão, 24 horas. E, infelizmente, com tristeza por saber que ainda existem servidores públicos que não respeitam a lei federal. Nosso estatuto tem status de lei federal. Nossas prerrogativas têm que ser cumpridas. Não abram mão de defender seus direitos.”

Como paraninfo da turma, Marcello Oliveira falou sobre a importância da OAB Niterói e o orgulho da profissão de advogado.

“Destaco aqui o papel da 16ª Subseção, a maior do país. Início minha fala com uma declaração pessoal. Com muito orgulho, meu filho, que hoje completa 18 anos, me comunicou que escolheu a advocacia como carreira. Nunca quis influenciá-lo. E hoje me coloco no lugar dos pais, que estão aqui para presenciar seus filhos recebendo a carteira de advogados. É muita emoção. Parabéns!”, disse, completando:

“Esta opção de vida é uma das mais belas que vocês poderiam ter feito e esta entrega de carteiras é simbólica. É o ingresso de vocês na instituição de classe mais forte, com uma das histórias mais bonitas do país. A OAB não é apenas uma representação classista, tem um papel fundamental na história do nosso país, sempre foi uma referência para a sociedade civil, sempre esteve presente nos momentos mais difíceis do país”, afirmou destacando a energia da jovem democracia.

Fotos: @ulissesfranceschiphoto

#advogado #advocacia #oabrj#oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj