gabinete.nit@oabrj.org.br

Sede Amaral Peixoto:

(21) 3716–8900

Casa da Advocacia – Região Oceânica:

(21) 2391-7225

Prerrogativas:

(21) 99680-4331

NOTÍCIA

OAB Niterói promove Encontro das Comissões de Igualdade Racial

A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, realizou encontro das Comissões de Igualdade Racial das Subseções da OAB/RJ, no dia 25 de abril. Coordenado pela Comissão de Igualdade Racial da 16ª Subseção, presidida por Jaqueline Cristina da Silva Santos, o evento ocorreu no auditório da OAB Niterói e contou com a presença de Ivone Caetano, diretora da Igualdade Racial da OAB/RJ, primeira juíza e desembargadora negra do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e do Brasil.

Contando com representantes das Comissões de Igualdade Racial das Subseções de Bangu, Cabo Frio, Méier, Santa Cruz, Madureira, Araruama, Leopoldina, Belford Roxo, Duque de Caxias e Maricá, além da Diretoria de Igualdade Racial da Seccional RJ, o encontro teve como convidada Ângela Kimbangu, fundadora e coordenadora da Advocacia Preta Carioca e corregedora do TED Rio de Janeiro. 

“É uma honra estar sentado hoje ao lado da desembargadora Ivone Caetano, observando seu caminhar junto à Seccional RJ. Sinto-me lisonjeado. E também por conhecer e acompanhar o excelente trabalho da Drª Angela Kimbangu, da Advocacia Preta Carioca, que com sua garra e destemor torna-se importante para toda a advocacia. O advogado tem que ser corajoso. Para ganhar credibilidade e respeito tem que se fazer respeitar, independente de cor, raça ou crença. Eu ajo desta forma”, afirmou Pedro Gomes, acrescentando:

“Estou aqui para ouvir e aprender. Me sinto feliz por ter sido conquistado pela Drª Jaqueline e o Dr. Luiz, da Comissão de Igualdade Racial da OAB Niterói, pessoas com coragem e grande capacidade de gestão. Parabéns! A Subseção de Niterói deu um salto e evolução nesta Comissão.”

Jaqueline Cristina afirmou:

“A união é a mola mestra para que o objetivo e o trabalho de todos enquanto representantes da Comissão de Igualdade Racial sejam alcançados. Darmos as mãos e trilharmos juntos, porque juntos somos mais fortes. Apoiar os irmãos em destaque, comparecer nos eventos, nos organizar e acima de tudo pôr em prática o que tanto é falado. Tivemos conquistas, mas ainda é pouco. Devemos batalhar por mais ações afirmativas, por isso foi proposto e aceito por todos a criação de um grupo de aplicativo para as Comissões, para apoiar publicações, reportagens, divulgação e trabalho conjunto”, e acrescentou:

‘Agradeço ao presidente Pedro Gomes pela oportunidade de presidir a Comissão de Igualdade Racial, ao lado do Dr. Luiz Henrique. É nossa primeira experiência. Gosto de trabalhar e é isto que estamos fazendo. Ele confiou em nós e está sempre nos apoiando. Agradeço também aos componentes da Comissão, pois trabalhamos em parceria.” sentenciou.

A desembargadora Ivone Caetano agradeceu o convite e citou seu livro, “Rosa Negra, retalhos de uma trajetória de superação”, relatos de sua trajetória pessoal e profissional.

“É um prazer imenso participar deste encontro, ao lado de pessoas que estão caminhando, rumo à ascensão. Quando entrei na faculdade de Direito, minha turma tinha duas negras e uma era eu. Mas sempre gostei de estar à frente. Nasci com seis meses de gestação e o médico disse para minha mãe que eu não sobreviveria. Ela me dizia sorrindo: ‘Você enganou até a morte’. E eu segui em frente, na luta’, atestou.

Angela Kimbangu elogiou a iniciativa da Comissão da OAB Niterói:

“Kimbangu significa ‘as forças ocultas que os homens não podem ver’. Aproveito para agradecer aos meus ancestrais, este dia e a oportunidade de fazer parte desta mesa. Tenho uma missão e vou cumpri-la. É trabalhar em favor da minha gente, da unidade entre os pretos da área jurídica. Digo a todos: ‘respeito com o preto.’

O encontro contou ainda com as seguintes presenças: Marlene Santos D´Almeida; coordenadora do DAS e da Diretoria da Igualdade Racial da OAB/RJ; Solange de Souza Chriginio e Claudia Vitalino, respectivamente, secretária geral e membro da Diretoria da Igualdade Racial da OAB/RJ; Marcio Aleluia, assessor especial da vice-presidência da OAB/RJ e membro da Diretoria de Igualdade Racial da Seccional; Vagner Ferreira Gentil, estudante de Direito, e Renata Esteves, diretora administrativa da ESA Niterói.

Participação da Comissão de Igualdade Racial da OAB Niterói: Jaqueline Santos (presidente), Luiz Henrique Junior (vice-presidente) e presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, as delegadas Ana Paula Brum, Reinice Viana e Namara Gurupy. 

Representantes da Comissão de Igualdade Racial das Subseções:

Bangu:

Presidente: Cristiane Avilez

Méier:

Presidente: Flavia Oliveira 

Madureira / Jacarepaguá:

Presidente: Fernanda Ramos, também presidente também da Comissão de Intolerância Religiosa

Santa Cruz:

Presidente: Daniel Alves

Cabo Frio:

Presidente: Amanda Cavalcanti (Presidente)

Caxias:

Presidente: Felipe Roque

Vice-presidente: Marisa Sales 

Araruama:

Representante: Maria Aparecida Gomes

Leopoldina:

Presidente: Juliana Rodrigues Ferreira

Belford Roxo:

Ane Medeiros

Maricá:

Presidente: Jorge Paes

#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj