NOTÍCIA

OAB Niterói presente na campanha do Hemocentro Regional de Niterói, Hospital Universitário Antônio Pedro, na comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue

O presidente da Comissão de Políticas Públicas e Controle Social da OAB Niterói, Fernando Tinoco, que representa a entidade no Conselho Universitário da UFF, esteve nesta segunda-feira, dia 14, no Hemocentro Regional de Niterói, (Hemonit), que funciona no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), e fez sua doação de sangue, consolidando o apoio da entidade à campanha do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho.

"Doar sangue é um ato de amor. A OAB Niterói cumpre sua função social apoiando também esta iniciativa, para recompor os bancos de sangue públicos da nossa cidade. As cirurgias eletivas voltaram a ocorrer com maior intensidade e os estoques de sangue seguem baixos. É preciso desmistificar os mitos da doação de sangue. Ela salva vidas e não traz nenhum prejuízo ao doador", atestou o advogado Fernando Tinoco, que divide com o conselheiro da OAB/RJ, Aderson Bussinger, a cadeira da OAB Niterói no Conselho Universitário da UFF, representando a comunidade.

Por conta da pandemia de Covid-19, o Hemonit adotou novos protocolos e recomendações para segurança sanitária dos doadores. É necessário agendamento prévio da data e horário para doação, para evitar aglomeração no local. O agendamento pode ser feito através do telefone (21) 2629-9063, ou pelo facebook.com/Hemonit. A entrada para o Hemonit é independente do Hospital e o doador não corre nenhum tipo de risco. Além disso, o número de cadeiras disponíveis na sala de espera foi reduzido e as poltronas e demais equipamentos estão sendo higienizados entre um doador e outro. O Hemonit fica no Hospital Antônio Pedro, localizado na Avenida Marquês do Paraná, 303, Centro de Niterói e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Excepcionalmente, o Hemonit funcionará neste sábado, (19/06), para a semana do doador de sangue e assim buscar recompor o estoque do banco de sangue, que está muito reduzidos durante a pandemia.

Fernando Tinoco conversou com uma das coordenadoras do Hemonit, Berta Santos, que reforçou a importância da doação de sangue:

"O Huap é um hospital de alta complexidade e a demanda por sangue é grande. As doações caíram muito com a pandemia, inclusive, provocando desmarcação de cirurgias. Todo apoio e divulgação é de extrema importância, para que possamos salvar vidas. Neste sábado, temos a esperança de conseguir grande quantidade de doações. Contamos com a ajuda de todos!", exaltou Berta Santos.

#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi # esaniteroi #cfoab #caarj