gabinete.nit@oabrj.org.br

Sede Amaral Peixoto:

(21) 3716–8900

Casa da Advocacia – Região Oceânica:

(21) 2391-7225

Prerrogativas:

(21) 99680-4331

NOTÍCIA

OAB Niterói esteve presente na posse da Ouvidoria da OAB/RJ

A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, foi representada, dia 29 de abril, na posse da Ouvidoria da Seccional OAB/RJ pelas advogadas Andréa Kraemer, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, e Jaqueline Cristina da Silva dos Santos, da Comissão de Igualdade Racial.

A cerimônia aconteceu no Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da Seccional, contando com a presença de presidentes de Subseções, professores de Direito e representantes de entidades ligadas ao exercício da advocacia, sob a condução do Ouvidor Geral, Carlos Henrique de Carvalho, que apresentou as principais metas do grupo para o triênio 2022 – 2024 e falou sobre os desafios enfrentados pela entidade.

A abertura ficou a cargo do presidente da Seccional, Luciano Bandeira, que enalteceu a iniciativa de Carlos Henrique na mudança de postura da Ouvidoria.

“Ele percebeu que todas as entidades relevantes da sociedade civil e do Estado tinham uma estrutura de Ouvidoria verdadeira, com todos os critérios técnicos necessários, e decidiu implantar o mesmo aqui na OAB/RJ”, disse, completando:

“No primeiro mandato houve um trabalho de estruturação e adequação e tenho certeza de que esses próximos três anos serão um momento de consolidação da Ouvidoria. Sem ela, a Ordem perderia seu sentido maior, que é o de ser a voz da sociedade. A OAB não é um Conselho profissional. Ela tem outras obrigações além de regular o exercício da advocacia, tem compromissos com a democracia e com os direitos humanos. E para que possamos desempenhar bem essas funções, a Ouvidoria é essencial.”.

Compuseram a mesa, a vice-presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basilio; o secretário geral Álvaro Quintão, a secretária adjunta Mônica Alexandre Santos, o ouvidor-geral do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Augusto Vianna Lopes, o presidente da Associação Brasileira de Ouvidores, Rui Maldonado, o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Sanches, e o ouvidor-geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Guilherme Pimentel.

“Tenho muito orgulho de participar da OAB/RJ e de ter feito parte de um grupo que modificou a cara da Ordem, trazendo uma nova perspectiva de defesa dos advogados e da sociedade. Defendendo a atividade da advocacia, a OAB defende também a democracia. Estamos em um momento sombrio da nossa democracia, a advocacia nunca foi tão atacada. Mas se a Ordem está ali, presente, garantindo esse exercício, ela já está garantindo o estado democrático de direito”, afirmou Carlos Henrique Carvalho em seu discurso de posse.

Fonte: Site da OAB/RJ

#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj