gabinete.nit@oabrj.org.br

Sede Amaral Peixoto:

(21) 3716–8900

Casa da Advocacia – Região Oceânica:

(21) 2391-7225

Prerrogativas:

(21) 99680-4331

NOTÍCIA

OAB Niterói entrega carteiras a novos advogados e estagiários de Direito

A OAB Niterói promoveu na segunda-feira, dia 25, mais uma solenidade de entrega de carteiras a novos advogados e estagiários de Direito. Realizada no auditório da entidade, a cerimônia foi conduzida pelo presidente Pedro Gomes.

Compuseram a mesa: Alessandra Guimarães, presidente da Comissão de Seleção e Inscrição; Regina Célia de Oliveira de Oliveira Russel, conselheira e coordenadora da ESA Niterói; Francini Cordeiro Chaves, presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais; Luiz Henrique de Oliveira Júnior, conselheiro e vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial; Carlos Eduardo Cordeiro de Oliveira, delegado da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP); Denice Tereza da Silva Jardim, conselheira; e Andrea Coutinho, vice-presidente da Comissão OAB Mulher.

A cerimônia teve como paraninfo o professor Anderson Freire, diretor geral de Campus da Universo Niterói, administrador judicial, mediador e consultor empresarial. A leitura do compromisso foi feita pelo novo advogado Gabriel Barcelos de Oliveira Pinto.

A solenidade contou com a presença do desembargador aposentado Ademir Paulo Pimentel, que entregou a carteira da Ordem a seu filho, Ademir Paulo Pimentel Júnior, e o juiz aposentado Ulysses Monteiro Ferreira, que entregou a carteira a seu neto, Caio Ferreira Madeira. Ainda, Márcio Aleluia, assessor da vice-presidência da Seccional RJ, e Júnior Rodrigues, diretor geral da ESA Niterói. 

Ao abrir a cerimônia, Pedro Gomes falou aos novos advogados, advogadas e estagiários de Direito, saudando a todos:

“ Agradeço a presença de todos e parabenizo os novos advogados pela conquista e pelo início de uma carreira sensacional e próspera. Estou sendo muito bem-sucedido, porque acredito na profissão. Tenho muito orgulho em dizer que sou advogado. Nunca tive o objetivo de fazer concurso público, sempre quis advogar. Tudo que conquistei até o momento foi atuando na advocacia, graças à carteira que hoje vocês estão recebendo. Lutamos por resultados positivos. Trata-se de um passaporte para a prosperidade. Espero que vocês também tenham esta visão, com muita felicidade. Lembro que, quando recebi minha carteira, saí da OAB correndo para fazer carga de processo na Justiça do Trabalho e foi uma grande emoção.”

Ele ainda acrescentou: “Sonhem, porque tudo é possível e procurem seguir pessoas que os respeitem.”

Alessandra Guimarães também agradeceu a presença de todos, citando o desembargador Ademir Pimentel e o juiz Ulisses Monteiro, que fizeram questão de afirmar que são advogados, com muito orgulho.

“Nossa Casa está aberta a todos vocês. Sintam-se acolhidos”, afirmou Alessandra, aproveitando para parabenizar as famílias dos advogados presentes à solenidade.

Carlos Cordeiro, delegado da CDAP, ressaltou que a Comissão está de plantão 24 horas para defender os advogados.

O paraninfo, Anderson Freire, também deu seu recado:

“Cumprimento Dr. Pedro Gomes e todas as autoridades presentes. Em nossa profissão, nunca deixamos de ser advogados. Temos aqui um exemplo, com um desembargador e um juiz aposentados, agora advogando. Parabéns aos novos advogados e seus advogados. São pessoas importantes, que nos apoiam em nossa jornada acadêmica e agora no início da profissão, juntos nesta vida tão desafiadora”, completando:

“Importante, também, a figura do estagiário, que ao longo do tempo foi associado a uma forma pejorativa e negativa, quando, na verdade, tem um papel fundamental no processo de aprendizado. Hoje você está no seu processo de formação e tem a seu lado colegas que estão iniciando na carreira. Continue nessa caminhada de estudo. Na universidade, temos todas as fundamentações legais. Vocês se formam com base em uma diretriz curricular, com base na Lei de Diretrizes Básicas da Educação, com orientações e conteúdos normativos e jurídicos. Com a técnica, qualquer um de nós pode acessar as leis vigentes no país e todos têm acesso às atualizações. Vocês que serão os grandes defensores na Justiça e terão um papel cada vez mais relevante no exercício profissional, que se inicia agora”, e citou a ética e a humanidade como fundamentais na vida e no exercício profissional do advogado.

Ao encerrar a cerimônia, o presidente Pedro Gomes citou os serviços oferecidos pela OAB Niterói, convidando todos para conhecerem a sede da entidade.

“No prédio da 16ª Subseção, por exemplo, temos o Centro Médico, o Peticionamento Eletrônico, Salas de Audiências Virtuais, Escritório Compartilhado e Sala de Estudos. Ainda, a Escola Superior de Advocacia (ESA), localizada no 9° andar, com cursos de extensão voltados para a atualização e pós-graduação na área jurídica. E também as Salas dos Advogados situadas nos fóruns da cidade e a Casa da Advocacia, na Região Oceânica. Conheçam nossa instituição e tenham muita sorte na carreira”, sentenciou, lembrando ainda do serviço de ‘Anuidade zero’, com descontos na anuidade através de compras feitas pela internet, que pode ser acessado no site da Seccional RJ, além dos benefícios da Caarj”, encerrando:

 “Sigam a página da OAB Niterói na Internet. Fiquem por dentro de nossas notícias e compartilhem.”

Fotos: @ulissesfranceschiphoto

#advogado #advocacia #oabrj#oabniteroi # esaniteroi #cfoab #caarj