NOTÍCIA
A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, deu posse nesta segunda-feira, dia 4, à Comissão de Defesa dos Credores Públicos – Precatórios, que tem como presidente Mariana de Azevedo Cunha Lopes.
Realizada no auditório da entidade, a solenidade contou com a presença de Luciene Saldanha Ribeiro, secretária adjunta da OAB Niterói, Maria José Gomes e Ronaldo Vinhosa Nunes, procuradora geral e procurador da OAB Niterói, respectivamente. O cerimonial ficou a cargo de Júnior Rodrigues.
Além da presidente, tomaram posse na Comissão: o secretário, Maurício Gama Botelho; os delegados Victor Oliveira de Medeiros, Rosana Marra Alves e Gabriel Carmona Ramos Lima, e o colaborador Antônio Felippe de Azevedo Cunha Lopes.
Ao abrir a cerimônia, Pedro Gomes pediu um minuto de silencio em memória do ex-presidente Antonio José Barbosa da Silva, falecido em 29 de junho. Em seguida, destacou:
“Acho que esta frase descreve bem Antonio José: uma pessoa só morre definitivamente quando ninguém mais se lembra dela. Em movimento de Ordem, o ‘Toninho’ se tornou imortal. Foi uma liderança durante quatro gestões da OAB Niterói, um grande gestor, grande amigo. Tivemos alguns embates, que fazem parte da amizade, mas com ele aprendi muito sobre o que é ser presidente de Subseção. Aos 84 anos de vida, ele ainda me dava conselhos. Perdi um amigo, um conselheiro, e sei que Júnior Rodrigues perdeu um pai. É uma grande perda para a advocacia. Só tenho a agradecer por tudo que ele me ensinou. Ainda estou de luto pela perda desta grande liderança.”
A procuradora geral, Maria José Gomes, que também é jornalista, completou:
“Sem dúvida, Antonio José foi o maior gestor que Casa já teve. Sempre priorizou muito o advogado, principalmente o niteroiense. Colocou a OAB Niterói no cenário nacional. Deixou saudades”.
Luciene Saldanha acrescentou:
“Sabemos que a morte não é o fim. Para quem tem fé, as personalidades continuam vivas. Ele foi um grande gestor. Tudo que ele fez está aí. A nossa Casa, a reformulação da ESA. Tínhamos nele uma força, uma liderança. Além disso, uma ironia fina, que nos deixava à vontade para falar o que pensávamos. Sabia muito bem usar as palavras no momento certo. Inesquecíveis suas crônicas no ‘Jornal da OAB Niterói’. Lembramos sempre dele com seu jeito irreverente e alegre. Só tenho a agradecer, onde ele estiver. Estamos aqui continuando seu trabalho.”
Para Ronaldo Vinhosa, ‘Toninho’ antes de ser presidente era um amigo de toda a classe.
“O gabinete dele sempre esteve de portas abertas para todas as advogadas e advogados, que inclusive paravam para falar com ele até na Avenida Amaral Peixoto. Ele fazia questão de conversar com todos. Amava o que fazia. Estamos todos de luto, não somente os advogados”, disse.
Júnior Rodrigues deu seu testemunho.
“Ter convivido com ‘Toninho’ foi um aprendizado. Foi a minha a primeira perda na vida, de uma pessoa que considerava da minha família. Apesar de toda diferença de idade, era meu amigo de infância. Ele me disse que eu daria continuidade ao seu legado, afirmando que eu deveria seguir com Pedro Gomes”, destacou Júnior Rodrigues, diretor geral da ESA Niterói, lembrando também que Antonio José foi o primeiro presidente da OAB a criar um serviço para ajudar os advogados no peticionamento eletrônico.
Dando continuidade à solenidade, Pedro Gomes anunciou a posse de Mariana Lopes na presidência da Comissão de Defesa dos Credores Públicos – Precatórios.
“Trata-se de uma advogada muito respeitada, principalmente no Juizado Especial. Tem uma credibilidade muito grande. É uma honra tê-la nesta Comissão”, exaltou, ao que a recém-empossada respondeu:
“Agradeço este acolhimento. Sempre ouvi falar muito bem do Dr. Pedro. Solicitei uma reunião com ele e confesso que não esperava ser tão bem recebida. Além da parte jurídica, que estamos acostumados em nosso dia a dia, a diferença da gestão dele é esse acolhimento, que segue a postura do ’Toninho’, a valorização da advocacia.”
Ela ainda acrescentou que a Comissão tem um papel fundamental de informação e combatividade, e prosseguiu:
“Nosso objetivo é valorizar a advocacia, acolher os colegas que têm precatórios, que não são bem informados e necessitam de ajuda, além de outras pautas relativas ao processamento de precatórios e sigilos que não deveriam estar decretados. Garanto, como presidente da Comissão, que todos os meus delegados e colaboradores foram escolhidos a dedo exatamente por esta postura combativa. Não podemos mais ficar à margem dessa situação de precatórios. Temos que estar preparados para defender os nossos interesses e os de nossos clientes. Nossa Comissão está à disposição de vocês.”
Fotos: @ulissesfranceschiphoto
#advogado #advocacia #oabrj#oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj